2017
-
Nordeste
Envelhecer: vivências e estratégias de cuidado

INTRODUÇÃO

A motivação para realização desta experiência surgiu da identificação, pelos profissionais do 19º Centro de Saúde, da necessidade de intervenção em atividades de grupo, visto que neste espaço se amplia a troca de experiências e o saber em saúde.

OBJETIVOS

Melhorar o atendimento integral ao público idoso que participa das instituições presentes na área adstrita ao 19º Centro de Saúde.

Possibilitar troca de experiências, de forma interdisciplinar, entre a população idosa;

Contribuir na garantia do acesso da pessoa idosa à saúde e direitos sociais.

Discutir sobre os diretos sociais da pessoa idosa;

Discutir sobre os cuidados em saúde à pessoa idosa;

Estimular o autocuidado entre a pessoa idosa.

PÚBLICO-ALVO

O grupo é composto por pessoas entre 70-79 anos (43%), vivem acompanhadas (71%), do sexo feminino e 50% aposentadas. 64% são portadoras de HAS, 21% de artrose, 35% referem outras patologias e 7% referiu ser portadora de diabetes mellitus.

DIVULGAÇÃO

A divulgação é realizada através do contato pessoal com as instituições parceiras.

ATIVIDADES

A equipe do 19º Centro de Saúde percorreu alguns serviços/estabelecimentos presentes na área de abrangência que assistem a pessoa idosa, desenvolvendo em cada um destes espaços atividades que atendam a necessidade local.

No Ambulatório José Petitinga – Durante toda 3ª quinta-feira do mês a equipe desenvolve uma roda de conversa com o grupo de idosos já existente neste estabelecimento. Inicialmente foi aplicada a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a fim de auxiliar na descrição do perfil do grupo e definição das atividades posteriores. No 1º encontro foi aferida a pressão arterial de todos os participantes, constatando alterações nos níveis pressóricos de muitos. A partir disto, definiu-se como temática para o 2º encontro a importância do acompanhamento no programa HIPER/DIA. No 3º encontro foi abordado a realização do preventivo/exame papanicolau, devido a uma demanda do grupo. Para os próximos encontros estão previstas atividades com as seguintes temáticas: Uso de medicação pelo idoso, Direitos dos Idosos, Saúde Bucal do Idoso, Prevenção de Quedas e Nutrição do Idoso.

Centro de Referência de Assistência Social do Centro Histórico - A equipe do 19º Centro de Saúde já realizou contato com esta instituição, porém o grupo de idosos encontra-se desativado temporariamente.

Vale ressaltar que, até o momento, devido às demandas da unidade de saúde, não foi possível realizar o mapeamento das instituições do território que assistem a pessoa idosa.

RESULTADOS

A partir das atividades realizadas no grupo do Ambulatório José Petitinga pode-se destacar o uso contínuo da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa pelos integrantes do grupo e entendimento pelos mesmos da importância da Caderneta, o que é constatado nas falas.

Destaca-se também, o vínculo que se tem estabelecido com as usuárias e a possibilidade de acompanhamento de algumas destas idosas pela equipe do 19º Centro de Saúde.

Ficha técnica


Município: 
Salvador

Instituição Responsável: 
19º Centro de Saúde do Pelourinho da Prefeitura Municipal de Salvador


Parceiros: 
Federação Espírita do Estado da Bahia – Ambulatório José Petitinga

Coordenação da experiência: 
Cledna Marques e Maria Auxiliadora Santos Soares

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(071) 3611-6821



Categoria da Experiência: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br