2017
-
Nordeste
Cuidar da memória, promover saúde: Um resgate da história de Santa Maria da Boa Vista através do grupo Saúde e Bem Estar.

INTRODUÇÃO

Em Janeiro foi formada uma nova, e a única, equipe do NASF no município de Santa Maria da Boa Vista, para uma atuação nas 9 equipes de Saúde da Família no munícipio, 5 na zona rural e 4 na sede. Entre os problemas detectados na atenção básica, nos deparamos com índices muito altos de hipertensão arterial e diabetes nas pessoas acima dos 60 anos, e grande procura por fisioterapia no ambulatório da cidade. Como as eSF do Centro da cidade apresentavam um público mais velho que as demais e havia metas no plano municipal de saúde relacionadas à redução de agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis e redução do número de internação por quedas em idosos, decidimos enquanto equipe NASF, trabalharmos a promoção de saúde e prevenção de agravos com esse público, mas numa perspectiva muito diferente do que eles buscavam nas filas dos ambulatórios. Pensando na prodção de saúde como produção de vida e construindo com eles intervenções que dialogam com suas realidades e os aspectos sociais e afetivos relacionados a cidade.

OBJETIVOS

A proposta da criação do grupo é de promover saúde para o público da terceira idade, numa concepção integral, pensando no cidadão como um todo. Considerando as questões físicas, mas também os aspectos emocionais e sociais, e pensando nos espaços públicos como espaços de “fazer saúde”. Com isso, propiciamos a atividade física para a promoção de uma vida ativa, mas também trabalhando as redes sociais, promovendo encontros, rodas de conversas e outras atividades com a finalidade de prevenirmos problemas relacionados à saúde mental, como a depressão e estimulando o uso dos recursos que eles possuem para uma velhice mais independente.

 PÚBLICO-ALVO

Formam o grupo pessoas com idades que variadas entre 57 à 86 anos. Sendo a maioria mulheres e apenas 30% homens. A maioria é hipertensa e acometidos de doenças reumáticas.

DIVULGAÇÃO

O convitre foi feito nas unidades de saúde, ambulatório de fisioterapia, e divulgado nas rádios da cidade.

ATIVIDADES

Como as atividades são realizadas por uma equipe multiprofissional, as abordagens são múltiplas, resguardando sempre um tempo para a atividade física conduzidas sempre pela profissional de educação física e fisioterapeuta que também é instrutora de pilates.  No entanto, seguindo os passos da educação popular, conduzimos um processo que é construído a cada dia com o grupo, e esse caminho nos levou à um resgate da história da cidade e de cada um através da memória. Com isso, passamos a utilizar os elementos da cultura popular da região nas atividades, estabelecendo parcerias importantes com a Secretaria de Cultura, Instituto Federal Sertão Pernambucano e o museu da cidade.

Nessa construção, tivemos a honra de marcarmos presença nas comemorações da cidade com uma apresentação musical que remetia ao sertão e a história de cada um. Dentro dessa proposta, seguimos os rumos no caminho da cultura popular e do resgate histórico da cidade, considerando os participantes como atores de uma história viva que nos conduzem em passeios pelas ruas da cidade. Em uma recente atividade, fomos recebidos pelo museu Coripós, onde seguimos dialogando sobre a importância da cultura, da memória e do encontro.

EQUIPE

1 Psicóloga do NASF

1 Nutricionista do NASF

1 Fisioterapeuta do NASF

1 Profissional de Educação Física do NASF

1 Assistente Social do NASF

1 Farmacêutica do NASF

EQUIPAMENTOS

As atividades do grupo são de baixo custo. Dentre os materiais utilizados estão artigos de papelaria para atividades educativas e materiais para avaliação física, como fitas de hgt, balança, tensiometro e glicosímetro. Materiais ofertados pela Secretaria de Saúde do Município.

RECURSOS FINANCEIROS

O gasto com o as atividades do grupo de abril até agosto somam em torno de R$ 1000,00. Sendo que R$ 600,00 foram utilizados para confecção de camisas do grupo e os demais para alimentação e materiais para atividades educativas. Todo o financiamento foi da Secretaria Municipal de Saúde.

RESULTADOS

É pensando a saúde, conforme define a  Organização Mundial de Saúde,  que a conceitua  como sendo “o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença”, que pautamos  os  encontros do Grupo da 3ª Idade, em Stª Mª da Boa Vista.

Com isso, trazemos a oportunidade da  promoção de saúde, na realização de boas praticas, no contexto da interdisciplinaridade, que são ofertadas no âmbito dos diversos segmentos: físico, bio e psicossocial e que podem favorecer para o que o nome do grupo sugere “Saúde e Bem Estar”.

O maior resultado avaliado até então, se dá pela importância do encontro. Na dignidade em que uma escuta pode propiciar. No grupo Saúde e Bem Estar os idosos não são coadjuvantes e sim protagonistas das atividades que conduziremos junto a eles, aprendendo sobre auto cuidado, mas também nos ensinando.  Os efeitos que isso propicia na autoestima desses cidadãos tem sido notável e até mesmo a percepção que a população da cidade tem sobre a pessoa idosa tem mudado. O grupo hoje é constantemente convidado para as ações do município e isso tem tido grande efeito nessas pessoas, que não mais concebem a velhice como um estado de adoecimento e solidão.

Ficha técnica


Município: 
Santa Maria da Boa Vista

Instituição Responsável: 
NASF Santa Maria da Boa Vista


Parceiros: 
IF Sertão Pernambucano, Secretaria de Cultura, Museu Coripós

Coordenação da experiência: 
Lusiane Miranda Palma

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
087988370247



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br