INTRODUÇÃO
Ao iniciar meus trabalhos na Unidade de Saúde da Família Valéria Martins, percebi que havia uma grande quantidade de idosos, estes por sua vez apresentavam um alto índice de doenças crônicas e não tinha muitos ambientes de lazer, apresentavam uma necessidade de serem ouvidos devido sua situação de solidão. Tendo em vista que a aromaterapia pode ser usada como uma atividade complementar, para o tratamento da depressão e de outros problemas de saúde, além de proporcionar um momento de lazer. Sendo está um ramo da fitoterapia.
OBJETIVOS
Melhorar a qualidade de vida do idoso, auxiliando no tratamento da depressão e outras doenças, Proporcionando um ambiente e momento de lazer.
PÚBLICO-ALVO
Idosos de ambos os sexos, portador de doenças crônicas e pacientes independentes.
DIVULGAÇÃO
Pelos Agentes Comunitários de Saúde e por meio de convites entregues aos participantes.
ATIVIDADES
Foram realizados 3 encontros num período de um mês. O encontro era dividido em três partes:
1 apresentação da aromaterapia, explicando suas funções, benefícios e formas de uso.
2 momento de aplicação da terapia nos pacientes com utilização de música ambiente, em seguida era feito uma reflexão sobre que lembrança aquela terapia despertava em cada um.
3 havia um momento para as duvidas sobre a aromaterapia.
EQUIPE
A equipe participante tem um total de 20 participantes envolvidos direto ou indiretamente. Envolvido diretamente com a ação está a psicologa e a coordenadora da experiência que é dentista, sendo responsável pela organização e execução. Os agentes comunitários de saúde que foram num total de 11, responsáveis pelo convite dos idosos. Envolvidos indiretamente na ação estavam os 4 enfermeiros da Unidade Básica de Saúde que deram apoio, assim como as 2 técnicas de enfermagem, além da participação de dois outro dentista que também foram apoio na iniciativa.
EQUIPAMENTO
1 frasco óleos essenciais foi utilizado (comprado pela coordenadora)
1 frasco de spray de óleos essenciais (comprado pela coordenadora)
1 aparelho de data show (emprestado pelo enfermeiro)
1 caixa de som (emprestado pela psicologa)
15 convites (impressos pela UBS)
RESULTADOS
Apesar da iniciativa ser recente já se percebe uma melhoria da qualidade de vida desses idosos, pois foi proporcionado um ambiente e momento de lazer, aumento o vínculo desse individuo com o Unidade Básica de Saúde. Esperando a longo prazo a melhoria na diversas patologias e também a diminuição do uso de medicamentos.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br