2017
-
Sudeste
Café Memória: desinstitucionalizando as demências e inovando as produções de saúde

INTRODUÇÃO

A motivação surgiu a partir de notícias do Café Alzheimer em Montevideo, Uruguai além de notícias posteriores sobre Cafés Memórias inaugurados na Europa.

 

Tratamos uma grande demanda de idosos acometidos por demências que ficam restritos apenas ao ambiente domiciliar e hospitalar. Também nos deparamos com as limitações de nossa atuação clínica, uma vez que deixamos de acolher outros aspectos de vida deste paciente. O Café Memória surge para proporcionar acolhimento e integração fora do contexto dos espaços assistenciais ou terapêuticos tradicionais, evitando a lógica de um contexto cujo foco seja a doença.

OBJETIVOS

Promover um espaço diferenciado de convivência, trocas, potencialização de experiências pessoais e coletivas para idosos com comprometimento de memória e seus acompanhantes. Busca-se também a construção de caminhos para se desinstitucionalizar a demência, ou seja, retirá-la do contexto exclusivamente hospitalar preparando a sociedade para o envelhecimento em uma comunidade mais democrática e compreensiva com os idosos.

PÚBLICO-ALVO

Idosos com falhas de memória e/ou diagnóstico de demência.

DIVULGAÇÃO

Facebook, site do CRI norte, divulgação dentro da instituição.

ATIVIDADES

A atividade começa com um acolhimento e apresentação dos participantes, esclarecimento da proposta e com uma atividade de aquecimento (dinâmicas, brincadeiras utilizando recursos variados - gráficos, áudio-visuais etc).

Na metade do encontro, há uma pausa para a oferta do café, momento em que os pacientes e familiares podem socializar entre si. Na terceira etapa, há mais uma atividade de encerramento do encontro que tenha relação com a primeira etapa.

Ex: tema do encontro - "A música que toca o coração". Apresentação, atividade de resgate de recordações sobre músicas marcantes, pausa para o café e encerramento com músicas e espaço livre para dançar e cantar.

EQUIPE

Todos os profissionais envolvidos no Café Memória atuam como facilitadores do encontro e das atividades propostas. A cada encontro, há uma dupla responsável pelo grupo de idosos e familiares que comparecem. Os profissionais envolvidos são: Terapeutas Ocupacionais, geriatras e nutricionistas (convidados eventuais) e psicólogas.

EQUIPAMENTO

Materiais que contemplem temas como música, atividades de cunho artístico, jogos, contos e histórias. Cada encontro propõe um tema e atividade diferente. Todo encontro é ofertado café, água, bolo e bolacha.

RECURSOS FINANCEIROS

Os Materiais utilizados já fazem parte dos materiais anuais comprados pela instituição, não havendo como mensurar os dados individualmente.

Os bolos costumam ser doados por uma casa de bolo mediante divulgação da mesma.

RESULTADOS

Observamos a oferta de momentos prazerosos tanto para o idoso acometido pela demência quanto para seu familiar além de ampliação da compreensão sobre a doença, uma vez que há a possibilidade deste idoso ser acolhido pela comunidade resgatando seu lugar social.

Ficha técnica


Município: 
São Paulo

Instituição Responsável: 
CRI Norte



Coordenação da experiência: 
Isabel Alonso Leite

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
2972-9200



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br