INTRODUÇÃO
A partir da minha prática profissional como Psicólogo Clínico voltado para o apoio psicológico de populações vulneráveis e atuando sempre com prioridade em desenvolver um trabalho humanizado para os Idosos, razão pelo qual me possibilitou uma compreensão que as Práticas Integrativas Complementares - PICs, através da Auriculoterapia poderia colaborar muito para uma melhor qualidade de vida dos idosos acolhido pelo SAD. Ampliando nossa abordagem de trabalho, passando a compor mais um instrumento eficaz, agregando conhecimentos como profissional da Atenção Básica de Saúde Pública.
Com o trabalho em Auriculoterapia, acreditamos dar para os idosos um suporte melhor, nos atendimentos domiciliares, ressaltamos a importância da melhoraria de sua autoestima e motivação.
OBJETIVOS
As PICs realizadas com grupo de idosos modifica a melhoria da qualidade na Atenção Básica , com as inclusões, qualificadas dessas práticas, mostrando a importancia de envelhecer de forma saudavel .Objetivando com a auriculoterapia dar aos idosos um suporte melhor nos atendimentos e melhoria da autoestima e motivação.
PÚBLICO-ALVO
São Idosos de ambos os sexos: Iniciamos com: Masculino: 12, Feminino 10. / Faixa etária entre 65 anos à 92 anos de idade. Situação dos pacientes, AD1 e AD2
DIVULGAÇÃO
Na imprensa local
ATIVIDADES
As atividades realizada foram através visitas domiciliares individuais para atendimentos Psicológicos e de Auriculoterapia, pela equipe SAD. Essas visitas são realizadas semanalmente, tendo como proposito buscam estimular mecanismos de recuperação da saúde do Idoso por meio de um trabalho seguro , com ênfase no atendimento humanizado e na integração homem, meio ambiente e sociedade de acordo com sua necessidades.
EQUIPE
Essa experiência está sendo desenvolvida nos atendimentos individuais em AD, pelo Psicólogo Clínico e Auriculoterapeuta Marcos Venicios Alencar Lima
EQUIPAMENTOS
Recursos existentes do SAD e recursos próprios do Psicólogo Clínico
RESULTADOS
Observamos no inicio da implementação da Auriculoterapia, as mudanças na qualidade de vida dos Idosos, ajudando a tratar muitos problemas emocionais e físicos relacionadas ao envelhecimento, como a ansiedade, sintomas de depressão, equilibra o sono, o humor, fortalece o organismo, melhora o convívio social, entre outros.
O impacto dos resultados inicialmente foram na melhoria das condições de saúde do Idoso, na qualidade de vida e do seu bem-estar, afetados por uma condição de desânimo insatisfatória. Com essa nova prática implementada no Serviço de Atenção Domiciliar nos motivou a planejar novas ações para um melhor serviço para nossos usuários.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br