2017
-
Sudeste
A atividade física como estratégia de atuação do ACS na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

INTRODUÇÃO

Em 1998, quando a USF foi inaugurada e realizado cadastro da população, identificou-se que 10% dessa população era hipertensa, assim houve a iniciativa de uma ação para melhorar a qualidade de vida e o cuidado a essas pessoas. No início, o grupo começou realizando caminhada e após 3 meses, a ginástica. A adesão foi aumentando conforme os participantes percebiam repercussões positivas no estilo de vida.

OBJETIVOS

O auto-cuidado e a troca de informações.

PÚBLICO-ALVO

Predominantemente sexo feminino; 50 a 85 anos; independentes e a maioria portadores de doenças crônicas, principalmente hipertensão e diabetes.

DIVULGAÇÃO

Durante os atendimentos na Unidade (consultas, procedimentos, acolhimentos) e visitas domiciliares

ATIVIDADES

As atividades são realizadas no quiosque da Unidade as 2º, 4º e 6º feiras, das 8:00 as 9:00h, sendo que as 3º e 5º feiras as participantes realizam caminhadas. É realizado aferição de PA (mmHg) antes de iniciar a atividade física; realização de alongamento, dança e ginástica localizada. Trata-se de um espaço de troca de saberes, convivência, amizades e melhora da auto-estima, com apoio do NASF e a equipe como um todo, além disso, o grupo está aberto para discussão de temas e campanhas como DSTs, promoção a saúde e prevenção de doenças. Com atividades há 18 anos, realizando também passeios e eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

EQUIPE

Participam das atividades todos os profissionais da equipe e NASF de maneira esporádica e planejada, mas em todas elas, desenvolvem as atividades a ACS que é responsável pela prática, e uma Auxiliar de Enfermagem ou Enfermeiro que é responsável pela aferição de pressão arterial antes do início da atividade física. São desenvolvidas ações de prevenção de agravos, orientações e promoção a saúde com a participação da equipe.

EQUIPAMENTO

Colchonetes (50 unidades), bastão (35 unidades), peso (unidades) e aparelho de som, fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

RESULTADOS

Melhora da auto-estima dos participantes, no auto-cuidado e relações interpessoais. Maior aproximação entre o grupo e a equipe.

Ficha técnica


Município: 
Marília

Instituição Responsável: 
USF Aniz Badra


Parceiros: 
Núcleo de Apoio a Saúde da Família

Coordenação da experiência: 
Mara Débora dos Santos Marques

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(01) 4341-52425



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br