INTRODUÇÃO
A educação em saúde é ferramenta fundamental para o controle das doenças, dentre elas as crônicas não transmissíveis. Como forma de incentivar a população idosa a participar de grupos de atendimento em conjunto nos quais são realizados as palestras sobre as patologias mais frequentes na fase idosa, forma de prevenção e controle, palestra essa feita pela enfermeira com o apoio dos ACS, foi elaborado a estratégia de associar a educação em saúde à realização dos testes rápido para HIV e sífilis na tentativa de incentivar a maior adesão dessa parcela da população aos grupos.
OBJETIVOS
Incentivar a participação dos idosos nos grupos de educação em saúde.
PÚBLICO-ALVO
IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS, SEXO MASCULINO E FEMININO, PORTADORES DE HIPERTENSÃO E DIABETES
DIVULGAÇÃO
NAS AÇÕES EDUCATIVAS DA UNIDADE DE SAÚDE E NAS VISITAS DOMICILIARES REALIZADAS PELOS ACS
ATIVIDADES
Os ACS realizavam a visita domiciliar e durante esse momento era feito o convite para participar do grupo de educação em saúde o qual ocorria uma vez ao mês. No dia do encontro, eram realizadas as palestras educativas e após ofertava-se um café da manhã. Em seguida os testes rápidos eram realizados.
EQUIPE
01 - ENFERMEIRA
07 - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
EQUIPAMENTOS
Espaço físico da unidade de saúde, folheto e teste rápidos.
RECURSOS FINANCEIROS
Não teve custos. Esses materiais estão disponíveis na secretária da saúde.
RESULTADOS
Após 6 meses realizando os grupos da forma descrita, passamos a ofertar os grupos no micro áreas de difícil acesso para maior comodidade do paciente. Os idosos continuam participando dos grupos. Durante a realização encontramos 3 casos positivos para sífilis os quais foram devidamente tratados.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br