TÍTULO COMPLETO: Palavras que se encontram
INTRODUÇÃO
A maior longevidade da população é produto das transformações demográficas e epidemiológicas, dos avanços na ciência, na tecnologia e nas políticas públicas. O Envelhecimento traz consigo desafios tanto para os indivíduos quanto para as organizações e governo e um deles é a manutenção da qualidade de vida e bem-estar, mesmo com possível declínio físico e cognitivo nos indivíduos. Portanto, o Envelhecimento Ativo é incentivado e orientado pela Organização Mundial da Saúde e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa que consideram a saúde para o idoso não a inexistência de doenças, mas a presença de autonomia e independência. Envelhecer ativamente permite que as pessoas percebam suas potencialidades para o bem-estar físico, social e mental no decorrer da vida, e que participem na sociedade conforme suas necessidades, desejos e capacidades.
O Programa Acompanhante de Idosos – PAI segue estas diretrizes e para tanto, como forma de proporcionar aos idosos meios alternativos para sua socialização, as equipes do PAI/URSI Cidade Ademar, PAI/UBS Jd. Miriam II e PAI Pq. Doroteia adaptaram o Projeto “Carta ao Amigo”, ação está já finalizada nos PAI’s Brasilândia e Butantã e lança o “Projeto palavras que se encontram”, coordenado pela OS-Santa Catarina. O Projeto visa incentivar os idosos de ambos os Programas que não se conhecem a trocarem correspondências através de cartas “à moda antiga” com escrita em papel e envelope, porém a função dos correios ou intermediários serão os profissionais das equipes.
No final do ano é previsto um encontro presencial de todos os participantes do projeto para que se conheçam e confraternizem, bem como serão convidados a realizar a avaliação do projeto. Além da troca de cartas por correspondências no modelo tradicional papel, caneta e envelope, os idosos participantes serão incentivados a utilizar outros meios de comunicação como tablets, computadores, notebooks, telefones smartphones e outras tecnologias assistivas para potencializar e diversificar as formas de socialização. Concomitantemente, os idosos participantes poderão usufruir diversos outros benefícios que estas tecnologias trazem como ouvir música, ler livros, pesquisar sobre informações e assuntos ilimitados com o acesso à internet. O acesso a formas diversificadas de comunicação, participação e interação social são fundamentais para a autonomia à população idosa.
OBJETIVOS
As equipes PAI esperavam incentivar os idosos das equipes, que não se conheciam, a trocarem correspondências através de cartas “à moda antiga” com escrita em papel e envelope, incentivando o envelhecimento ativo.
METAS
- Proporcionar e incentivar aos idosos assistidos pelo Programa Acompanhante de Idosos meios alternativos para socialização e comunicação;
- Criação de novos vínculos socioafetivos;
- Prevenção da depressão;
- Estímulo cognitivo/memória.
PÚBLICO-ALVO
Participaram da experiência idosos das equipes de Programa Acompanhante de Idosos, de ambos os sexos, idade a partir de 60 anos, com níveis variados de funcionalidade e dependência.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
36
DIVULGAÇÃO
A experiência foi divulgada por meio dos Acompanhantes Comunitários de Idosos durante as visitas domiciliares.
ATIVIDADES
Os idosos participantes do projeto realizavam a escrita de cartas, confecções e personalização de envelopes com auxílio dos acompanhantes comunitários de idosos, dentre as outras atividades de estimulação desenvolvidas no domicilio. Ao escrever as cartas, os idosos eram estimulados a ler e escrever, refletir sobre sua vida, relembrar sobre fatos passados, criar relacionamento com outros participantes.
EQUIPE
01 Assessora técnica
03 Supervisores e gerentes de serviços de saúde
03 Assistentes sociais
17 Acompanhantes comunitários de idosos
04 Auxiliares administrativos
01 Motorista
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- 768 folhas sulfite para confecção das cartas de envelope;
- Lápis de cor, canetas coloridas, adereços diversos – fitas, botões, etc.;
- Transporte/combustível.
Os materiais necessários foram custeados diretamente pela OS-Santa Catarina.
RESULTADOS
Foi possível proporcionar meios alternativos para socialização e comunicação por meio das confecções de cartas e com os dois encontros presenciais. Foi possível perceber a criação de novos vínculos, pois diversos participantes quiseram continuar a se corresponder, se verem novamente, se comunicar de outras formas. Observou-se que na maioria dos casos dos participantes houve melhora ou manutenção do quadro do humor. Observou-se que na maioria dos casos dos participantes houve melhora ou manutenção do quadro cognitivo.