Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
ARAPIRACA
Instituição Responsável: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Parceiros: 
PROFISSIONAIS DAS UBS E CRAS ENVOLVIDO,
Coordenação da experiência: 
Charles Antonio Petuba de Sousa
Telefone institucional: 
(82) 9902-7192
Email da coordenação: 
charlespetuba2017@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A necessidade de promover trocas de experiências e ao mesmo tempo aprendizado. Os idosos possuem um acervo acumulado de experiências de vida que podem ser socializadas com crianças e adolescente.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Construir um espaço de diálogo intergeracional em que há uma troca muito válida de experiências ; Promover a discussão da temática nos ambientes escolares e com foco na formação humanizada e de respeito a pessoa do idoso; Promover o respeito a pessoa idosa e criar oportunidades de discussão da temática com foco no repeito e valorização da figura do idosos.Promo
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Promover 10 encontros intergeracionais
Fortalecimento do entendimento e da Importância ao Estatuto do idoso.
Criação de 10 oficinas intergeracionais
Criação de 500 exemplares de material educativo
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos de 60 anos em diante e pessoas independentes da faixa etária
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através de grupos de aplicativos e comunicados oficiais da imprensa do governo municipal.
Onde foi desenvolvida?: 
Cras Manoel Teles, UBS Baixão, Academia da Saúde, escolas que compreendem o Baixão Baixão, município de Arrapiraca /AL - Ambos territórios do NASF 7
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Convite dos profissionais através de busca ativa.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
300
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Não se aplica
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
300
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Falta de articulação das Políticas Públicas
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Palestras socioeducativas+Dinâmica de Grupo +Rodas de Conversa + Vídeos temáticos.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Agenda dos profissionais(CRAS, UBS, NASF) muito cheia, fazendo com que atrapalhe um pouco o andamento do projeito.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Os adolescentes passaram a respeitar os idosos. Aumento da discussão em nível local, vislumbrando o aumento do respeito dos jovens aos idosos.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
melhora na qualidade de vida
Discussão da importância do processo de envelhecimento
Apoio as novas gerações com experiências
Trocas de experiências
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Como o projeto ainda vai começar, não tenho dados suficientes para ter um resultados práticos agora.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Biimestral
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Aumento do respeito a figura do idoso; Favorecimento do empoderamento da figura do idoso; Fornecer subsídios teóricos e práticos de experiências de vida a adolescentes...
Quais as limitações da experiência?: 
A agenda cheia de todos os profissionais, é um fator que dificulta um pouco.
2018
-
Nordeste
OFICINAS DE INTEGRAÇÃO INTERGERACIONAIS

TÍTULO COMPLETO: OFICINAS DE INTEGRAÇÃO INTERGERACIONAIS

INTRODUÇÃO

A necessidade de promover trocas de experiências e ao mesmo tempo aprendizado. Os idosos possuem um acervo acumulado de experiências de vida que podem ser socializadas com crianças e adolescente.

OBJETIVOS

  • Construir um espaço de diálogo intergeracional em que há uma troca muito válida de experiências;
  • Promover a discussão da temática nos ambientes escolares e com foco na formação humanizada e de respeito a pessoa do idoso;
  • Promover o respeito a pessoa idosa e criar oportunidades de discussão da temática com foco no respeito e valorização da figura do idosos.

METAS

  • Promover 10 encontros intergeracionais;
  • Fortalecimento do entendimento e da Importância ao Estatuto do idoso;
  • Criação de 10 oficinas intergeracionais;
  • Criação de 500 exemplares de material educativo.

PÚBLICO-ALVO

Idosos de 60 anos em diante e pessoas independentes da faixa etária.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

300

DIVULGAÇÃO

Através de grupos de aplicativos e comunicados oficiais da imprensa do governo municipal.

ATIVIDADES

Palestras socioeducativas + Dinâmica de Grupo + Rodas de Conversa + Vídeos temáticos.

EQUIPE

02 Psicóloga

03 Assistente Social

01 Profissional de Educação Física

01 Nutricionista

01 Fisioterapeuta

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • 100 Bolas de isopor (para cada oficina Temática);
  • Datashow (contrapartida município);
  • Notebook (do participante local);
  • Espaço no território.

RESULTADOS

Os adolescentes passaram a respeitar os idosos. Aumento da discussão em nível local, vislumbrando o aumento do respeito dos jovens aos idosos.

Introdução
A necessidade de promover trocas de experiências e ao mesmo tempo aprendizado. Os idosos possuem um acervo acumulado de experiências de vida que podem ser socializadas com crianças e adolescente.
Objetivos
Construir um espaço de diálogo intergeracional em que há uma troca muito válida de experiências ; Promover a discussão da temática nos ambientes escolares e com foco na formação humanizada e de respeito a pessoa do idoso; Promover o respeito a pessoa idosa e criar oportunidades de discussão da temática com foco no repeito e valorização da figura do idosos.Promo
Metas
  1. Promover 10 encontros intergeracionais
  2. Fortalecimento do entendimento e da Importância ao Estatuto do idoso.
  3. Criação de 10 oficinas intergeracionais
  4. Criação de 500 exemplares de material educativo
Público alvo
Idosos de 60 anos em diante e pessoas independentes da faixa etária
Divulgação
Através de grupos de aplicativos e comunicados oficiais da imprensa do governo municipal.
Número de participantes
300
Atividades
Palestras socioeducativas+Dinâmica de Grupo +Rodas de Conversa + Vídeos temáticos.
Resultados
Os adolescentes passaram a respeitar os idosos. Aumento da discussão em nível local, vislumbrando o aumento do respeito dos jovens aos idosos.

Ficha técnica

Município:
ARAPIRACA
Instituição Responsável:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Coordenação da experiência:
Charles Antonio Petuba de Sousa
Email da coordenação:
charlespetuba2017@gmail.com
Telefone institucional:
(82) 9902-7192
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Parceiros:
PROFISSIONAIS DAS UBS E CRAS ENVOLVIDO,
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br