TÍTULO COMPLETO: O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DO IDOSO COM ALZHEIMER
INTRODUÇÃO
O envelhecimento biológico proporciona um declínio das condições e capacidades físicas, entre elas, as capacidades neurológicas, adquirindo doenças neurodegenerativa como o Alzheimer. A vários estudos comprovando a eficácia do exercício no tratamento dessa doença, e o benefícios estão relacionados ao melhoramento das funções cognitivas, como na percepção, aprendizagem, memória, atenção e vigilância. Tendo em vista os benefícios que o exercício proporciona, se fez necessário fazer o acompanhamento dessa idosa, com o objetivo de despertar suas funções neurológicas e melhorar sua qualidade de vida.
OBJETIVOS
Melhorar as funções cognitivas e resgatar memórias que fazem parte de sua história de vida.
METAS
- Criar vínculo afetivo e laços de confiança com idoso;
- Resgatar memórias de sua história de vida;
- Melhorar funções cognitivas;
- Melhorar as capacidades físicas.
PÚBLICO-ALVO
Idosa com 86 anos, dependente e portador da doença de Alzheimer.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
1
DIVULGAÇÃO
Está sendo divulgada pelas médias sociais e páginas do munícipio.
ATIVIDADES
As atividades são feitas três vezes na semana. Nos primeiros momentos são feitos alongamentos e liberação da miofacial do paciente. Em seguida entramos com exercícios de força com as faixas elásticas. Posteriormente usamos musicoterapia para estimular as funções cognitivas e realizamos leituras de revistas. Por fim é feito uma caminhada em volta da praça onde a idosa costumava ir.
EQUIPE
01 Profissionais de Educação Física
01 Enfermeira
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- os materiais usados foram do professor e da academia da saúde, como instrumentos musicais, revistas, fotos, e algumas faixas elásticas.
Todos os equipamentos utilizados são de posse do município que, diante da necessidade, providencia o material necessário à realização das atividades através de emendas, financiamento próprio, dentre outros.
RESULTADOS
Melhora da atenção, da comunicação com os familiares, na resolução de problema, aprendizagem e aumento da força muscular.