Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
Com o isolamento social, percebeu-se a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco (idosos frágeis) e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da secretaria de saúde do município, no período de março à agosto/2020.
Os principais objetivos foram: Adaptar as tecnologias existentes no serviço ao atendimento para a população e profissionais de saúde; Garantir o direito à saúde da população idosa frágil com idade acima de 60anos, em atendimento pela equipe no Centro de Saúde do Idoso no período de pandemia Covid-19; e Contribuir para a gestão do SUS.
Considerando as medidas gerais de distanciamento e isolamento social, os pacientes deveriam ser monitorados a distância. Desde o agravamento da pandemia em nossa cidade o CSI vem transformando a forma como os cuidados de saúde são prestados. Auxiliamos ao máximo os familiares e cuidadores, pois o acúmulo de funções e o desgaste físico e emocional resultam em estresse e sobrecarga, dificultando as dinâmicas de cuidados. Por se tratar de um serviço de atenção secundária e específico na saúde da pessoa idosa frágil, prezamos também pelo trabalho em rede, oferecendo suporte e abertura para discussão de casos com serviços que prestam assistência aos idosos de nossa cidade. Com a regularização do teleatendimento pelos conselhos profissionais, iniciamos a utilização das Tecnologias de Cuidado a Distância, através de:
Telefone: destinado a orientações; solicitação de receitas, atestados e demais documentos; manejo relacionado ao uso de medicações e triagem de manifestações clínicas.
E-mail: Para envio de dúvidas diversas, resultados de exames, fotos, e para o matriciamento com a Atençao Básica de Saúde.
WhatsApp: Para estimulação cognitiva, yoga e meditação através de grupos; solicitação de receitas; orientações em saúde nas demandas clínicas e demais especialidades; e para o trabalho intersetorial como por exemplo, a preceptoria para alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET SAÚDE-Interprofissionalidade), onde dois alunos juntamente com a preceptora do CSI desenvolveram um vídeo sobre as adaptações do CSI em tempos de Pandemia COVID-19. Vídeo compartilhado com a Rede de Atenção à Saúde e usuários do CSI.
Atendimento Domiciliar (AD): Em caso de necessidade, agenda-se o AD com a participação de no máximo 2 (dois) profissionais do CSI, definidos de acordo com a especificidade de cada caso, seguindo as normas e protocolos de segurança para o AD.
Nestes casos a coordenação local solicitava veículo com motorista para a central de veículos do município.
Mantivemos trabalhos internos como as discussões de casos clínicos, reuniões de equipe, divulgação de informações, fluxos de atendimento, de trabalho e pesquisa. Para os registros dos atendimentos realizados utiliza-se o prontuário eletrônico do município (Sistema PRONTO).
Assim, conseguimos manter o contato com os pacientes, familiares/cuidadores, buscando sempre a melhor forma para manter a segurança do público atendido pelo CSI.
Fortalecemos a rede de atendimento à pessoa idosa através do suporte às UBS por meio de troca de saberes, experiências e discussões dos casos.
Atuamos em conjunto com serviços de Assistência Social visando a defesa dos direitos e acesso a garantia as políticas sociais e de saúde para os idosos.
A adaptação do processo de trabalho gerou a produção de documentos internos que podem ser compartilhados para que sejam reproduzidos junto a outros serviços de atendimentos a população.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
As dificuldades encontradas foram os afastamentos de profissionais, de acordo com os decretos das três esferas de governo, onde alguns profissionais não possuíam equipamentos para o trabalho remoto em suas residências;
A falta de equipamentos e de conhecimento na utilização de equipamentos para comunicação, por exemplo o uso do WathsApp pelos idosos;
Congestionamento nas redes de comunicação;
O desafio de criar um novo modelo de assistência e de se adaptar as mudanças e incertezas da pandemia;
As fake news atrapalhando e atrasando o trabalho;
Rede tecnológica e de equipamento com capacidade limitada para atender as demandas do serviço.