Identificação da Experiência

O CENTRO DE SAÚDE DO IDOSO E A REORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Ano da experiência : 
2020
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Blumenau
Instituição Responsável: 
Centro de Saúde do Idoso (CSI) / Secretaria Municipal de Promoção da Saúde
Parceiros: 
PET-Saúde Interprofissionalidade-2020
Coordenação da experiência: 
Mara Rúbia Rutzen
Telefone institucional: 
(47) 3381-6974
Email da coordenação: 
mararutzen@blumenau.sc.gov.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Educação e Comunicação em Saúde

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
No início da pandemia Covid-19, em virtude do distanciamento e isolamento social, a equipe do Centro de Saúde do Idoso (CSI), percebeu a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde do município.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Adaptar as tecnologias existentes no serviço ao atendimento para a população e profissionais da rede de atenção a pessoa idosa; Garantir o direito à saúde da população idosa frágil com idade acima de 60anos, cadastrada no Centro de Saúde do Idoso no período de pandemia Covid-19; Contribuir para a gestão do SUS.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Realizar reunião de equipe para reorganização dos processos de trabalho.
Construir um protocolo para a assistência aos idosos em acompanhamento no CSI durante a pandemia de COVID-19.
Monitorar e assistir essas pessoas idosas que estavam em distanciamento/isolamento social.
Utilizar as ferramentas de suporte e orientação a familiares/cuidadores e profissionais de saúde, adequando o modelo de assistência com orientações de demandas clínicas, psicológicas e sociais.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
A experiência foi realizada no Centro de Saúde do Idoso (CSI), que é uma Unidade Especializada em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa Frágil, da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SEMUS) de Blumenau/SC. Atua com uma equipe multiprofissional, que trabalha de forma interdisciplinar para atender os habitantes do município, com idade acima de 60 anos, encaminhados para a 1ª avaliação pela Atenção Básica de Saúde (ABS), via Sistema de Regulação (SISREG).
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos frágeis habitantes do município, com idade acima de 60 anos, encaminhados para a 1ª avaliação pela Atenção Básica de Saúde, via Sistema de Regulação, e que permanecem em acompanhamento com a equipe multiprofissional deste serviço.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através de ligações telefônicas, E-mail institucional, WhatsApp, e um vídeo sobre as adaptações do CSI em tempos de Pandemia COVID-19. Vídeo compartilhado com a Rede de Atenção à Saúde e usuários do CSI.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Os idosos em acompanhamento no CSI, possuem um Profissional de Referência que realiza monitoramento, busca ativa, entre outras ações interdisciplinares.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
340
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Aproximadamente 340 em 2020, 412 em 2021 e 455 em 2022.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
412
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
O principal motivo é quando a pessoa idosa recebe alta do serviço de acordo com os critérios de alta: Atingir objetivos do Plano Terapêutico; Estabilização do quadro; Por não atingir os objetivos, entre outros. As Altas foram categorizadas em: Alta Melhorada, Não adesão, A pedido, Fora dos critérios de encaminhamento, Transferência de município, Transferência de serviço e Óbito.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Com o isolamento social, percebeu-se a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco (idosos frágeis) e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da secretaria de saúde do município, no período de março à agosto/2020. Os principais objetivos foram: Adaptar as tecnologias existentes no serviço ao atendimento para a população e profissionais de saúde; Garantir o direito à saúde da população idosa frágil com idade acima de 60anos, em atendimento pela equipe no Centro de Saúde do Idoso no período de pandemia Covid-19; e Contribuir para a gestão do SUS. Considerando as medidas gerais de distanciamento e isolamento social, os pacientes deveriam ser monitorados a distância. Desde o agravamento da pandemia em nossa cidade o CSI vem transformando a forma como os cuidados de saúde são prestados. Auxiliamos ao máximo os familiares e cuidadores, pois o acúmulo de funções e o desgaste físico e emocional resultam em estresse e sobrecarga, dificultando as dinâmicas de cuidados. Por se tratar de um serviço de atenção secundária e específico na saúde da pessoa idosa frágil, prezamos também pelo trabalho em rede, oferecendo suporte e abertura para discussão de casos com serviços que prestam assistência aos idosos de nossa cidade. Com a regularização do teleatendimento pelos conselhos profissionais, iniciamos a utilização das Tecnologias de Cuidado a Distância, através de: Telefone: destinado a orientações; solicitação de receitas, atestados e demais documentos; manejo relacionado ao uso de medicações e triagem de manifestações clínicas. E-mail: Para envio de dúvidas diversas, resultados de exames, fotos, e para o matriciamento com a Atençao Básica de Saúde. WhatsApp: Para estimulação cognitiva, yoga e meditação através de grupos; solicitação de receitas; orientações em saúde nas demandas clínicas e demais especialidades; e para o trabalho intersetorial como por exemplo, a preceptoria para alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET SAÚDE-Interprofissionalidade), onde dois alunos juntamente com a preceptora do CSI desenvolveram um vídeo sobre as adaptações do CSI em tempos de Pandemia COVID-19. Vídeo compartilhado com a Rede de Atenção à Saúde e usuários do CSI. Atendimento Domiciliar (AD): Em caso de necessidade, agenda-se o AD com a participação de no máximo 2 (dois) profissionais do CSI, definidos de acordo com a especificidade de cada caso, seguindo as normas e protocolos de segurança para o AD. Nestes casos a coordenação local solicitava veículo com motorista para a central de veículos do município. Mantivemos trabalhos internos como as discussões de casos clínicos, reuniões de equipe, divulgação de informações, fluxos de atendimento, de trabalho e pesquisa. Para os registros dos atendimentos realizados utiliza-se o prontuário eletrônico do município (Sistema PRONTO). Assim, conseguimos manter o contato com os pacientes, familiares/cuidadores, buscando sempre a melhor forma para manter a segurança do público atendido pelo CSI. Fortalecemos a rede de atendimento à pessoa idosa através do suporte às UBS por meio de troca de saberes, experiências e discussões dos casos. Atuamos em conjunto com serviços de Assistência Social visando a defesa dos direitos e acesso a garantia as políticas sociais e de saúde para os idosos. A adaptação do processo de trabalho gerou a produção de documentos internos que podem ser compartilhados para que sejam reproduzidos junto a outros serviços de atendimentos a população.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
As dificuldades encontradas foram os afastamentos de profissionais, de acordo com os decretos das três esferas de governo, onde alguns profissionais não possuíam equipamentos para o trabalho remoto em suas residências; A falta de equipamentos e de conhecimento na utilização de equipamentos para comunicação, por exemplo o uso do WathsApp pelos idosos; Congestionamento nas redes de comunicação; O desafio de criar um novo modelo de assistência e de se adaptar as mudanças e incertezas da pandemia; As fake news atrapalhando e atrasando o trabalho; Rede tecnológica e de equipamento com capacidade limitada para atender as demandas do serviço.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Aprendizado coletivo (profissionais e usuários) para a utilização das tecnologias como ferramenta para a comunicação, intervenção e acompanhamento de saúde das pessoas idosas. Mantivemos o contato com os usuários, buscando sempre a melhor forma para manter a segurança do público atendido pelo CSI; Fortalecemos a rede de atendimento à pessoa idosa frágil através do suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da troca de saberes, experiências e discussões dos casos através do matriciamento virtual; Atuamos em conjunto com serviços de Assistência Social visando a defesa dos direitos e acesso a saúde dos idosos; Trabalhamos com os alunos do PET Saúde Interprofissionalidade, de forma on-line já que as aulas presenciais também foram suspensas; Produzimos documentos internos que podem ser compartilhados para que sejam reproduzidos junto a outros serviços de atendimentos a população.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Reuniões permanentes com a equipe as quartas-feiras no período matutino, dividida em discussões administrativas e técnicas.
O protocolo foi construído pela equipe e compartilhado com a rede de serviços em saúde de atenção a pessoa idosa.
Envolvimento da equipe na utilização de recursos tecnológicos como alternativa para efetivar os atendimentos aos idosos e seus familiares.
Para esta ação foram utilizados telefones, WhatsApp, E-mails e visitas domiciliares como ferramentas de suporte a distância.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Dos 340 idosos acompanhados no início da pandemia, a equipe conseguiu atingir 100% do público.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Uma vez por semana para reunião administrativa e técnica.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Apesar da suspensão dos atendimentos presenciais, do período de março a agosto de 2020, o manejo e as orientações relacionadas aos cuidados dos idosos se mantiveram. O suporte às UBS, aos cuidadores e aos idosos se deu de forma remota, através de teleatendimento e visitas domiciliares em algumas ocasiões, visando alcançar todas as pessoas idosas em atendimento nesta unidade de saúde. Mesmo com a retomada gradativa dos atendimentos presencias, a equipe continua utilizando as ferramentas, nos casos de impossibilidade do comparecimento do usuário na unidade de saúde. Bem como para o contato com a rede de atenção a pessoa idosa. Destacamos também a importância das tecnologias como suporte para ações e serviço em saúde, bem como a interação entre profissionais e usuários a partir das novas metodologias.
Quais as limitações da experiência?: 
As dificuldades encontradas foram os afastamentos de profissionais, de acordo com os decretos das três esferas de governo, onde alguns profissionais não possuíam equipamentos para o trabalho remoto em suas residências; A falta de equipamentos e de conhecimento na utilização de equipamentos para comunicação, por exemplo o uso do WathsApp pelos idosos; Congestionamento nas redes de comunicação; O desafio de criar um novo modelo de assistência e de se adaptar as mudanças e incertezas da pandemia; As Fake News atrapalhando e atrasando o trabalho; A limitação de sinal de abrangência no município dificultando o acesso a internet.
Outras informações/resultados relevantes: 
Reconhecimento das novas tecnologias aliadas às práticas; E interação remota capaz de garantir à assistência no cuidado à população usuária dos serviços de saúde.
2020
-
Sul
O CENTRO DE SAÚDE DO IDOSO E A REORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Introdução
No início da pandemia Covid-19, em virtude do distanciamento e isolamento social, a equipe do Centro de Saúde do Idoso (CSI), percebeu a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde do município.
Objetivos
Adaptar as tecnologias existentes no serviço ao atendimento para a população e profissionais da rede de atenção a pessoa idosa; Garantir o direito à saúde da população idosa frágil com idade acima de 60anos, cadastrada no Centro de Saúde do Idoso no período de pandemia Covid-19; Contribuir para a gestão do SUS.
Metas
  1. Realizar reunião de equipe para reorganização dos processos de trabalho.
  2. Construir um protocolo para a assistência aos idosos em acompanhamento no CSI durante a pandemia de COVID-19.
  3. Monitorar e assistir essas pessoas idosas que estavam em distanciamento/isolamento social.
  4. Utilizar as ferramentas de suporte e orientação a familiares/cuidadores e profissionais de saúde, adequando o modelo de assistência com orientações de demandas clínicas, psicológicas e sociais.
Público alvo
Idosos frágeis habitantes do município, com idade acima de 60 anos, encaminhados para a 1ª avaliação pela Atenção Básica de Saúde, via Sistema de Regulação, e que permanecem em acompanhamento com a equipe multiprofissional deste serviço.
Divulgação
Através de ligações telefônicas, E-mail institucional, WhatsApp, e um vídeo sobre as adaptações do CSI em tempos de Pandemia COVID-19. Vídeo compartilhado com a Rede de Atenção à Saúde e usuários do CSI.
Número de participantes
412
Atividades
Com o isolamento social, percebeu-se a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco (idosos frágeis) e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da secretaria de saúde do município, no período de março à agosto/2020. Os principais objetivos foram: Adaptar as tecnologias existentes no serviço ao atendimento para a população e profissionais de saúde; Garantir o direito à saúde da população idosa frágil com idade acima de 60anos, em atendimento pela equipe no Centro de Saúde do Idoso no período de pandemia Covid-19; e Contribuir para a gestão do SUS. Considerando as medidas gerais de distanciamento e isolamento social, os pacientes deveriam ser monitorados a distância. Desde o agravamento da pandemia em nossa cidade o CSI vem transformando a forma como os cuidados de saúde são prestados. Auxiliamos ao máximo os familiares e cuidadores, pois o acúmulo de funções e o desgaste físico e emocional resultam em estresse e sobrecarga, dificultando as dinâmicas de cuidados. Por se tratar de um serviço de atenção secundária e específico na saúde da pessoa idosa frágil, prezamos também pelo trabalho em rede, oferecendo suporte e abertura para discussão de casos com serviços que prestam assistência aos idosos de nossa cidade. Com a regularização do teleatendimento pelos conselhos profissionais, iniciamos a utilização das Tecnologias de Cuidado a Distância, através de: Telefone: destinado a orientações; solicitação de receitas, atestados e demais documentos; manejo relacionado ao uso de medicações e triagem de manifestações clínicas. E-mail: Para envio de dúvidas diversas, resultados de exames, fotos, e para o matriciamento com a Atençao Básica de Saúde. WhatsApp: Para estimulação cognitiva, yoga e meditação através de grupos; solicitação de receitas; orientações em saúde nas demandas clínicas e demais especialidades; e para o trabalho intersetorial como por exemplo, a preceptoria para alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET SAÚDE-Interprofissionalidade), onde dois alunos juntamente com a preceptora do CSI desenvolveram um vídeo sobre as adaptações do CSI em tempos de Pandemia COVID-19. Vídeo compartilhado com a Rede de Atenção à Saúde e usuários do CSI. Atendimento Domiciliar (AD): Em caso de necessidade, agenda-se o AD com a participação de no máximo 2 (dois) profissionais do CSI, definidos de acordo com a especificidade de cada caso, seguindo as normas e protocolos de segurança para o AD. Nestes casos a coordenação local solicitava veículo com motorista para a central de veículos do município. Mantivemos trabalhos internos como as discussões de casos clínicos, reuniões de equipe, divulgação de informações, fluxos de atendimento, de trabalho e pesquisa. Para os registros dos atendimentos realizados utiliza-se o prontuário eletrônico do município (Sistema PRONTO). Assim, conseguimos manter o contato com os pacientes, familiares/cuidadores, buscando sempre a melhor forma para manter a segurança do público atendido pelo CSI. Fortalecemos a rede de atendimento à pessoa idosa através do suporte às UBS por meio de troca de saberes, experiências e discussões dos casos. Atuamos em conjunto com serviços de Assistência Social visando a defesa dos direitos e acesso a garantia as políticas sociais e de saúde para os idosos. A adaptação do processo de trabalho gerou a produção de documentos internos que podem ser compartilhados para que sejam reproduzidos junto a outros serviços de atendimentos a população.
Resultados
Aprendizado coletivo (profissionais e usuários) para a utilização das tecnologias como ferramenta para a comunicação, intervenção e acompanhamento de saúde das pessoas idosas. Mantivemos o contato com os usuários, buscando sempre a melhor forma para manter a segurança do público atendido pelo CSI; Fortalecemos a rede de atendimento à pessoa idosa frágil através do suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da troca de saberes, experiências e discussões dos casos através do matriciamento virtual; Atuamos em conjunto com serviços de Assistência Social visando a defesa dos direitos e acesso a saúde dos idosos; Trabalhamos com os alunos do PET Saúde Interprofissionalidade, de forma on-line já que as aulas presenciais também foram suspensas; Produzimos documentos internos que podem ser compartilhados para que sejam reproduzidos junto a outros serviços de atendimentos a população.

Ficha técnica

Município:
Blumenau
Instituição Responsável:
Centro de Saúde do Idoso (CSI) / Secretaria Municipal de Promoção da Saúde
Coordenação da experiência:
Mara Rúbia Rutzen
Email da coordenação:
mararutzen@blumenau.sc.gov.br
Telefone institucional:
(47) 3381-6974
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Educação e Comunicação em Saúde
Parceiros:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br