Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
IAÇU
Instituição Responsável: 
SECRETARIA DE SAÚDE
Parceiros: 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, TRANSPORTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Coordenação da experiência: 
PAULO JOSÉ TEIXEIRA TRANZILO
Telefone institucional: 
(75) 3325-2502
Email da coordenação: 
atencaobasica2017@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
o aumento gradativo dessa faixa etária em nosso município, e a preocupação em oferecer uma série de atividades voltadas para esse público, num local só pra eles.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
o NAMI é um local amplo destinado aos idosos do nosso município, que funciona de segunda à sexta, das 8 as 12h. Lá ofertamos uma gama de serviços, como: atendimento médico, enfermagem, odontológico, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, atividade física, dança, jogos, atividades lúdicas, reabilitação, vacinação, farmácia, laboratório, alfabetização, assistência social, artesanato e muito mais. o objetivo geral é melhorar os aspectos biopsicosociais, ofertando uma melhor qualidade de vida aos idosos. Vale ressaltar que além de todos os serviços ofertados, disponibilizamos um ônibus para pegar e levar todos os idosos em suas residências, bem como disponibilizamos a alimentação (tudo gratuito), e mantido com recursos próprios.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
melhorar a saúde dos idosos.
ofertar momentos de esporte, cultura e lazer.
melhorar o convívio social, através do grupo.
oferecer mecanismos que ajudem na aprendizagem (ensino).
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
ACIMA DE 60 ANOS
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Vídeo, cartazes, informativos, carro de som, etc.
Onde foi desenvolvida?: 
em nosso município, funcionando no clube municipal Sandoval da Paixão.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
demanda espontânea
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
400
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
começamos com 12, hoje temos 107. uma média de 70 a 80 por dia.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
107
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
não temos esse problema, os idosos só não vão, quando tem algum compromisso. o NAMI não para de crescer, e os idosos dizem que não vivem sem ele (são apaixonados). e os resultados alcançados não deixam duvidas, sobre o sucesso do projeto.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
exercício físico, aulas de dança, entrega da medicação (todas com receita médica), vacinação, alfabetização, jogos, massagem, cinema, palestras, apresentações e diversos tipos de atendimento e acompanhamento.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
a partir da apresentação do projeto e a busca pelo trabalho intersetorial, não tivemos nenhum problema ainda.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
diminuição de medicamentos (hiperdia) insônia artrite, artrose, osteoporose, entre outras doenças ósseas ansiedade, depressão, isolamento perca de peso atualização do cartão de vacina e muitos outros
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
melhora dos indicadores de saúde, e da qualidade de vida dos participantes.
práticas de hábitos saudáveis (alimentação e atividades físicas)
ações sociais e acesso a benefícios para os idosos
melhora da leitura e escrita
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
até o momento foram 352 dias de funcionamento (já que não funcionamos sábados, domingos e feriados). mais de 12 mil atendimentos individuais ( em diversas áreas) e 183 atividades em grupo (sem contar as datas comemorativas).
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
1 vez por mês
Quais os pontos positivos da experiência?: 
até o momento, todos.
Quais as limitações da experiência?: 
dificuldade em atrair alguns idosos, que apesar do convite e das explicações, relutam em participar. (não sabem o que estão perdendo).
2018
-
Nordeste
NÚCLEO DE ACOLHIMENTO A MELHOR IDADE (NAMI)

TÍTULO COMPLETO: Núcleo de Acolhimento a melhor idade (NAMI)

INTRODUÇÃO

o NAMI é um local amplo destinado aos idosos do nosso município, que funciona de segunda à sexta, das 8 às 12h. Lá ofertamos uma gama de serviços, como: atendimento médico, enfermagem, odontológico, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, atividade física, dança, jogos, atividades lúdicas, reabilitação, vacinação, farmácia, laboratório, alfabetização, assistência social, artesanato e muito mais. o objetivo geral é melhorar os aspectos biopsicosociais, ofertando uma melhor qualidade de vida aos idosos. Vale ressaltar que além de todos os serviços ofertados, disponibilizamos um ônibus para pegar e levar todos os idosos em suas residências, bem como disponibilizamos a alimentação (tudo gratuito), e mantido com recursos próprios.

OBJETIVOS

Oferecer uma série de atividades voltadas para esse público, num local só para eles.

METAS

  • Melhorar a saúde dos idosos;
  • Ofertar momentos de esporte, cultura e lazer;
  • Melhorar o convívio social, através do grupo;
  • Oferecer mecanismos que ajudem na aprendizagem (ensino).

PÚBLICO-ALVO

Acima de 60 anos.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

400

DIVULGAÇÃO

Vídeo, cartazes, informativos, carro de som, etc.

ATIVIDADES

Exercício físico, aulas de dança, entrega da medicação (todas com receita médica), vacinação, alfabetização, jogos, massagem, cinema, palestras, apresentações e diversos tipos de atendimento e acompanhamento.

EQUIPE

04 Médicos

06 Enfermeiros

04 Dentistas,

01 Educador físico,

02 Fisioterapeutas,

01 Psicóloga,

01 Fonoaudióloga,

01 Farmacêutica,

01 Assistente de farmácia,

02 Técnicos de enfermagem

02 Vacinadores

01 Assistente social

01 Artesã

02 Cuidadores

02 Serviços gerais e profissionais das outras secretarias (motorista, educadores, etc).

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Detalhe os recursos físicos utilizados na realização da experiência
  • Detalhe os recursos financeiros utilizados na realização da experiência, quando houver
  • 01 balança;
  • 02 glicosímetro;
  • 02 aparelhos de p.a.;
  • 15 mesas;
  • 120 cadeiras;
  • jogos diversos;
  • aparelhos de fisioterapia;
  • copos, talheres, pratos, e muito mais (todo idoso tem seu kit);
  • combustível;
  • alimentação;
  • material de limpeza.

A origem do recurso é provida pela Prefeitura Municipal (recursos próprios).

RESULTADOS

Diminuição de medicamentos (HiperDia) insônia artrite, artrose, osteoporose, entre outras doenças ósseas ansiedade, depressão, isolamento perca de peso atualização do cartão de vacina e muitos outros. Melhora dos indicadores de saúde, e da qualidade de vida dos participantes. Práticas de hábitos saudáveis (alimentação e atividades físicas). Ações sociais e acesso a benefícios para os idosos. Melhora da leitura e escrita.

Introdução
o aumento gradativo dessa faixa etária em nosso município, e a preocupação em oferecer uma série de atividades voltadas para esse público, num local só pra eles.
Objetivos
o NAMI é um local amplo destinado aos idosos do nosso município, que funciona de segunda à sexta, das 8 as 12h. Lá ofertamos uma gama de serviços, como: atendimento médico, enfermagem, odontológico, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, atividade física, dança, jogos, atividades lúdicas, reabilitação, vacinação, farmácia, laboratório, alfabetização, assistência social, artesanato e muito mais. o objetivo geral é melhorar os aspectos biopsicosociais, ofertando uma melhor qualidade de vida aos idosos. Vale ressaltar que além de todos os serviços ofertados, disponibilizamos um ônibus para pegar e levar todos os idosos em suas residências, bem como disponibilizamos a alimentação (tudo gratuito), e mantido com recursos próprios.
Metas
  1. melhorar a saúde dos idosos.
  2. ofertar momentos de esporte, cultura e lazer.
  3. melhorar o convívio social, através do grupo.
  4. oferecer mecanismos que ajudem na aprendizagem (ensino).
Público alvo
ACIMA DE 60 ANOS
Divulgação
Vídeo, cartazes, informativos, carro de som, etc.
Número de participantes
107
Atividades
exercício físico, aulas de dança, entrega da medicação (todas com receita médica), vacinação, alfabetização, jogos, massagem, cinema, palestras, apresentações e diversos tipos de atendimento e acompanhamento.
Resultados
diminuição de medicamentos (hiperdia) insônia artrite, artrose, osteoporose, entre outras doenças ósseas ansiedade, depressão, isolamento perca de peso atualização do cartão de vacina e muitos outros

Ficha técnica

Município:
IAÇU
Instituição Responsável:
SECRETARIA DE SAÚDE
Coordenação da experiência:
PAULO JOSÉ TEIXEIRA TRANZILO
Email da coordenação:
atencaobasica2017@hotmail.com
Telefone institucional:
(75) 3325-2502
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Parceiros:
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, TRANSPORTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br