INTRODUÇÃO
Conforme a Política Nacional da Pessoa Idosa (2006),é propósito trabalhar em dois grandes eixos, tendo como paradigma a capacidade funcional da pessoa idosa: idoso independente e idoso frágil, sendo necessária a classificação para elaboração de políticas públicas adequadas.
OBJETIVOS
Despertar o olhar gerontológico na Atenção Básica, visando elaborar um plano de cuidados adequado conforme a capacidade funcional e a realidade da população idosa do território.
PÚBLICO-ALVO
Usuários da Atenção Básica
DIVULGAÇÃO
Fórum do cidadão Idoso, Colegiado do idoso formado pelos profissionais referência em saúde do idoso em cada unidade,, treinamentos e capacitações realizados pela equipe da URSI nas unidades do território, reunião de gestores, Comitê de Longevidade.
ATIVIDADES
Planejamento e execução da capacitação das equipes de referência das unidades, através de aulas expositivas com data show - discussão da aplicação do questionário (caso clínico).
-Divulgação das atividades de matriciamento no Colegiado do Idoso, Fórum do Idoso e Comitê de Longevidade e Vida Saudável.
-Treinamento das unidades tradicionais na URSI.
-Treinamento das unidades com PSF/Estratégia realizadas in loco.
EQUIPE
1 Interlocutora de Saúde do Idoso- STS São Mateus, 1 Gestor da URSI São Mateus, 1 Fonoaudióloga, 1 Fisioterapeuta, 1 Terapeuta Ocupacional, 1 Enfermeira e 1 Assistente Social.
EQUIPAMENTO
Protocolo AMPI-AB, data show, notebook, carro para transporte da equipe.
RESULTADOS
Aumento do número de AMPI-AB aplicadas, efetivação do plano de cuidados, implementação de atividades para idosos, aumento do número de equipes envolvidas com as atividades para a população idosa, maior adequação dos encaminhamentos, melhor utilização da rede, otimização dos serviços da rede.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br