INTRODUÇÃO
Segundo Rauchbach (2001), o envelhecimento biológico se caracteriza por perdas orgânicas e funcionais, que tende em resultar na atrofia muscular e na diminuição da eficiência funcional. Com ênfase neste pensamento e pensando em qualidades de vida, que iniciou o projeto Academia da Saúde em busca da Qualidade de Vida da pessoa Idosa, um grupo de atividades físicas pensando no bem-estar e na qualidade de vida do idoso
OBJETIVOS
Alcançar uma alta qualidade de vida do idoso, através de atividades oferecidas na academia da saúde, pela equipe da saúde, médico, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, psicóloga e educador físico, a partir das necessidades encontradas.
PÚBLICO-ALVO
Idosos do sexo feminino com faixa etária de 50 a 90 anos de idade, sendo uma grande parte independentes e dependentes portadores de doenças crônicas.
DIVULGAÇÃO
Através das agentes de saúde, postos de saúde, rádios, carros de som, internet.
ATIVIDADES
São realizadas atividades como alongamentos, caminhadas, corridas, dança e treinamento funcional. Exercidos de segunda a sexta feira de 07 as 08 horas da manhã sendo variada as atividades para sair um pouco da rotina.
EQUIPE
01 Médico responsável pela saúde da família, onde realiza consultas diariamente para dar as devidas orientações sobre a pratica e suas doenças.
03 Fisioterapeutas que dão suporte para alguma restrição mais especifica com relação aos exercícios realizados.
01 Enfermeira responsável pelo controle da medicação e renovação de receitas medicas.
01 Nutricionista para avaliação da alimentação saudável.
01 Profissional de Educação Física, responsável pelos exercícios e atividades exercidas na Academia da Saúde.
EQUIPAMENTOS
Academia da saúde disponibiliza de materiais 2 bolas, 30 alteres, 50 bastões, 20 caneleiras e 1 caixa de som. Temos alguns equipamentos de acordo com que o ministério da saúde disponibiliza para as academias da saúde. Recursos de origem municipais, estaduais e federais.
RECURSOS FINANCEIROS
Foram utilizados os equipamentos do polo da Academia da Saúde
RESULTADOS
Os participantes do projeto relatam que obtiveram novas amizades e uma melhor interação social, tanto entre as pessoas do grupo, como entre as pessoas que os cercam diariamente, melhorando sua socialização integralmente. Também comentaram que se sentem mais “soltos” e “comunicativos". Com base nos resultados encontrados no diagnóstico das avaliações do projeto, conclui-se que o projeto necessita de continuidade, devido sua influência benéfica na vida dos participantes, sendo visíveis algumas melhorias nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, principalmente no que se trata a respeito da interação e autoestima dos idosos.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br