INTRODUÇÃO
Com a implantação do NASF no município, houve a necessidade de iniciarmos novas práticas que fossem de encontro com a demanda da nossa população. Posteriormente, o município também aderiu ao programa academia de saúde, que nos ofereceu de maneira mais ampla um espaço físico organizado para desenvolvimentos das ações outrora planejadas.
O município tem uma base de 9 mil habitantes, onde não havia um local para prática corporal, convivência e troca de informações em um local público.
OBJETIVOS
Esperávamos melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuíam algum tipo de dor ou desconforto corporal não limitantes. Sendo assim, aumentaríamos o foco na prevenção e na promoção de saúde evitando futuras fragilizações.
PÚBLICO-ALVO
Mulheres, de 40-65 anos, independentes e em sua maioria com queixa de dor no corpo em local não específico.
DIVULGAÇÃO
Iniciamos avaliações durante algumas campanhas como agosto Azul e Outubro Rosa, por ACS e por parcerias com outras instituições como CRAS.
ATIVIDADES
Inicialmente as atividades seriam realizadas 2 vezes na semana, em um único horário, com abrangência para todos os gêneros, sendo o único critério de inclusão ter dor crônica e disponibilidade em participar. Devido a limitação do espaço físico, conseguimos comportar apenas 20 pessoas por horário.
A procura foi grande e houve a necessidade de criar um novo grupo em outro horário.
A atividade se inicia com um aquecimento, seguido de um resfriamento corporal, prática global (alongamento, exercícios de fortalecimento e consciencial corporal) finalizando com relaxamento. Duração de aproximadamente 60 minutos.
EQUIPE
Fisioterapeuta - 01
Assistente Social -01
Farmacêutica - 01
Psicologa - 01
Nutricionista - 01
Coordenação ESF - 01
ACS - 20
EQUIPAMENTOS
Espaço físico coberto - Academia de saúde
Garrafas de água preenchidas com areia - 40
Bastão / Cabos de vassouras - 30
Faixa elástica - 30
Colchonetes - 30
Os recursos foram adquiridos por meio de doação e confecção dos próprios organizadores.
RECURSOS FINANCEIROS
Foram utilizados os equipamentos do polo da Academia da Saúde
RESULTADOS
Houve uma diminuição na demanda para atendimento individual no setor de fisioterapia, uma melhora no acesso à população idosa, planejamento conjunto com os usuários e procura significativa dos usuários para acesso as atividades.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br