INTRODUÇÃO
O trabalho com leitura e arte tem como finalidade a formação de leitores idosos competentes e consequentemente idosos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, pois a possibilidade de compreensão de diversos textos trará o empoderamento em sua vida em diversas situações que venham ocorrer. Com essa compreensão estará apto a desenvolver produções artísticas variadas que irá colaborar muito para o bem-estar desses idosos auxiliando em uma melhor qualidade de vida. O processo de leitura com arte tem também como objetivo auxiliar a memória, coordenação motora, oralidade, percepção de espaço e tempo do idoso, entre outros benefícios.
O projeto leva o idoso a compreender o processo do envelhecimento humano nas suas dimensões: psicológica, física, familiar, comunicacional, educacional e social no envelhecimento; promover a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento global. Iniciou em março de 2017, a nível de voluntariado na Associação Santa Terezinha, localizada em Carapicuíba São Paulo, Centro de Convivência de Idosos.
O Projeto “Leitura com arte” visa estimular a criatividade, a memória, integração social, atividade cognitiva e motora, bem-estar e ânimo, favorecendo o resgate da autoestima, favorecendo a autonomia de atividades diárias e com objetivo da melhoria da qualidade de vida e saúde. Isso tudo vem colaborar para a saúde do idoso em forma de bem-estar e aceitação do envelhecimento com qualidade de vida.
A muito tempo despertou na voluntária Ana Zanellatto Chacon a vontade de trabalhar com grupos de terceira idade, foi estudar Psicogerontologia para ter a especialização e o conhecimento do assunto. Assim que se sentiu apta a desenvolver esse trabalho, procurou uma instituição que trabalhasse com grupos de terceira idade e apresentou o trabalho e o interesse de voluntariar. A Associação Santa Terezinha tem um Centro de Convivência de idosos a dois anos e acolheu a ideia assim que apresentou a proposta. Esperamos que a Voluntária Ana Zanellatto Chacon venha desenvolver esse trabalho por muito tempo, afinal a cada semana desenvolve uma nova atividade onde vemos a alegria e interesse por parte do grupo. E a tendencia é aumentar o grupo a cada dia.
OBJETIVOS
Despertar o prazer da leitura com o auxílio da arte e beneficiar a saúde dos idosos participantes, aguçando o potencial cognitivo e criativo do idoso.
Compreender os benefícios que a compreensão da leitura realizada trará para a saúde e o bem-estar do idoso.
Estimular a memória;
Desenvolver a coordenação visual - motora e organização espacial simbólica;
Promover a consciência corporal e orientação temporal;
Estimular os movimentos finos;
Desenvolver a criatividade;
PÚBLICO-ALVO
Idosos independentes, com idade de 60 a 92 anos, em sua maioria mulheres, mas temos alguns homens. Alguns idosos demostram um quadro de depressão ou problemas emocionais.
DIVULGAÇÃO
A divulgação ocorreu internamente, com os idosos que já frequentavam o Centro de Convivência.
ATIVIDADES
O trabalho é realizado no primeiro momento através de leitura de textos variados, sempre voltado ao idoso, em forma de motivação, esclarecimentos, orientações, etc. Depende do tema que estará sendo trabalhado naquela atividade e o assunto a ser abordado. Por algumas vezes será realizada dinâmicas envolvendo o tema ou como introdução do assunto a ser abordado, essas dinâmicas sempre alegres e com um foco positivo.
Ao final da leitura e discussão do texto sempre será trabalhado uma técnica de arte (técnicas variadas) para trabalhar coordenação motora, atenção, concentração, entendimento de orientações dadas entre outros focos que possa estar trabalhando e desenvolvendo e venham a contribuir para a saúde do grupo em questão.
Os textos utilizados durante a aula, será um material oferecido para o idoso, com letras maiores que o normal para facilitar a leitura e que poderá posteriormente ler novamente em sua casa com calma e atenção, porque é oferecido a cada participante o material utilizado em aula.
As atividades de arte serão realizadas na 2ª parte da aula. O acompanhamento se dará individualmente durante a realização da atividade. Dando orientação a quem mostrar dificuldade, mas sempre explicando que aquele momento deve ser de prazer e alegria, sendo assim cada um realiza a atividade como se sentir bem. O importante neste momento é sentir-se bem.
Utilizamos como processo da parte artística o desenho, pintura, recorte (com tesoura e com a mão) colagem, modelagem, construção e dramatização, leitura e escrita entre outras técnicas.
Enfim as atividades realizadas como um todo procuram desenvolver as grandes funções mentais como a imaginação, concentração, atenção, raciocínio e memória. Aumenta a agilidade, flexibilidade e elasticidade dos movimentos e o sentido de lateralidade entre outras funções que o projeto vem procurando beneficiar dentro de uma ideia de qualidade de vida e bem-estar do grupo de terceira idade com que estamos trabalhando. As atividades produzidas pelos idosos estão sendo guardadas para uma exposição de todos os trabalhos realizados por eles durante estes anos. Todas as aulas são fotografadas para evidenciar a participação e interesse do grupo.
EQUIPE
1. Mestranda em Psicogerontologia - Prepara e aplica as atividades que são realizadas semanalmente. Dinâmicas, textos diversificados, atividades artísticas e tipo de apresentação pelos idosos.
1. Coordenador do Centro de Convivência
EQUIPAMENTOS
As atividades são realizadas na sala de artes da Associação, espaço utilizado por outros profissionais em outras atividades também. O trabalho é realizado com textos xerocados de variados gêneros, é desenvolvida dinâmicas com materiais diversos (papeis, bolas, música, canto, escrita, leitura entre outras) sempre de forma que chame a atenção a leitura que iremos realizar no primeiro momento da aula. A ideia é que as oficinas sejam alegres e criativas, e a cada semana é desenvolvida aulas diferentes e alegres. Geralmente a cada aula tem por volta de 20 idosos. Também é utilizado nessas aulas música em aparelho de som ou computador trazido pela voluntária para alegrar as atividades.
RECURSOS FINANCEIROS
A maioria dos materiais a voluntária se prontificou por providenciar, por conta da preparação das atividades para ser oferecidas nas aulas. São utilizados sulfite, textos xerocados, EVA, cartolina, materiais diversificados para montagem das técnicas e dinâmicas que variam a toda semana. Esse, material é montado pela voluntária especificamente para o grupo de terceira idade semanalmente, porque não existe literatura do material e das aulas que a mesma desenvolve especifico para o idoso. A Associação oferece alguns materiais disponíveis como lápis de cor, alguns papéis. Por ser uma ONG, não tem muitos recursos.
RESULTADOS
O papel da Psicogerontologia neste projeto tem como objetivo auxiliar e dar subsídios para que o projeto venha agir como um facilitador no processo de transformação do idoso através da leitura e da arte para ter um bem-estar físico e mental. O profissional atuará como o mediador do processo, ou seja, não tem o poder de mudar as pessoas, mas tem o poder de proporcionar os recursos e materiais para as intenções criativas de cada uma delas com o intuito de que as transformações possam acontecer naturalmente. Dessa forma ou para que isto ocorra, o profissional em Psicogerontologia traz para o espaço de trabalho materiais diversificados. Neste projeto em especifico o profissional trabalhará com: Textos variados, dinâmicas, lápis de cor, giz de cera, tintas, argila, jogos feitos com objetivos específicos, sucatas, entre outras que se fizer necessário para o desenvolvimento do trabalho. Como existe pouco material para o grupo de terceira idade sobre leitura e arte, assim como os benefícios, se faz necessário que o profissional, pesquise, prepare material que venha surtir efeito com o grupo de terceira idade. Neste projeto o material está sendo preparado semanalmente, sempre pensando nas dificuldades que os idosos vão apresentando ao longo dos encontros, visando sempre o bem-estar e a saúde desse grupo que vem crescendo a cada ano, no Brasil e no mundo. Portanto esse trabalho vem auxiliar os grupos de terceira idade de Centros de Convivência, Grupos de Convivência e a todos que vierem a solicitar ajuda para uma melhor Qualidade de Vida com Bem-estar de idosos e pessoas maduras. Portanto o resultado está sendo positivo, e satisfatório. Levando em conta que a voluntária já teve convite para realizar em município vizinho (Osasco) com grupo de terceira idade de outra ONG.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br