INTRODUÇÃO
Trabalhar com educação em saúde para pessoas idosas é um desafio, que inicia desde o convite para participar até a manutenção da pessoa em atividades educativas. Em nossa comunidade, percebemos que muitos idosos gostam de atividades que envolvam jogos, como o bingo. Logo, tivemos a ideia de juntar uma forma de prazer adotada por idosos com uma prática de educação em saúde, o "Bingo da Saúde".
OBJETIVOS
Mudar comportamentos e hábitos enraizados pelo tempo e convívio é algo extremamente difícil. Porém, incentivar e promover pequenas mudanças no dia a dia, através de atividades lúdicas é possível e gratificante. Logo, esperamos mudar pequenas, mas significativas, atitudes na vida diária dos idosos, como fazer uso dos medicamentos de forma correta, reduzir o consumo de sal e açúcar, aumentar a ingesta de verduras e legumes, praticar exercícios físicos. A atividade do bingo, também, pode fortalecer a atenção e a concentração nos idosos, por meio da identificação do número pela chamada oral e a sua procura na cartela de resultados. Ainda mais, procuramos aproximar a pessoa idosa da equipe de saúde e aumentar sua interação social com outras pessoas. Pois, muitos idosos ficam isolados em suas casas, com poucas oportunidades para conversar e interagir com outras pessoas. O "Bingo da Saúde" propicia um lugar para conversar, rir e descontrair, e ao mesmo tempo receber informações importantes para melhorar o cuidado com sua própria saúde aumentando a qualidade de vida. PÚBLICO-ALVO
Sexo feminino e masculino, idosos acima de 60 anos de idade, a maioria dos participantes tem pouco grau de dependência, 90% dos participantes são portadores de doença crônica (HAS, DM).
DIVULGAÇÃO
Pelos agentes comunitários de saúde durante a visita domiciliar, pelos funcionários da unidade de saúde, pelo informativo mensal da unidade de saúde distribuído aos pacientes.
ATIVIDADES
1- O grupo de idosos é reunido nas dependências da UBS 25 de Julho a cada 15 dias.
2- Cada participante traz 1 brinde e 1 lanche, para ser compartilhado pelo grupo.
3- A enfermeira e os Agentes Comunitários de Saúde fazem a recepção dos participantes e os orientam sobre as regras do bingo.
4- São distribuídas cartelas com figuras temáticas em cada número sobre alimentação saudável, uso correto de medicamentos, atividades e exercícios físicos, prevenção de quedas e fraturas, vacinação.
5- Sorteiam-se os números por meio de um globo de bingo.
6- A pessoa que tem o número no cartão deve comentar ou responder sobre a figura temática constante no cartão/número.
7- Promove-se uma breve discussão coletiva sobre o tema.
8- Se a pessoa acertar, considera-se contemplada a casa.
9- Vence a primeira pessoa que preencher o cartão e tiver respondido acertadamente a mais questões.
EQUIPE
01 - Enfermeira
02 - Técnica em enfermagem
01 - Auxiliar serviços gerais
01 - Recepcionista
08 - ACS
EQUIPAMENTOS
* Kit bingo - 01 kit com bolinhas e globo giratório - Origem do recurso: Doação dos próprios funcionários da unidade de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde
* Cartelas educativas- Confeccionadas com E.V.A e figuras impressas- Origem do recurso: Doação dos próprios funcionários da unidade de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde
* Brindes do bingo - Brindes diversos para quem ganhar o jogo - Origem do recurso: Doação dos funcionários da unidade e dos próprios idosos.
RECURSOS FINANCEIROS
- E.V.A e folhas A4 / impressão : para confecção das cartelas educativas. Valor aproximado : R$ 10,00. Origem do recurso: Doação dos próprios funcionários da unidade de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde.
- Kit bingo (globo, bolinhas). Valor aproximado: R$ 50,00. Origem do recurso: Doação dos próprios funcionários da unidade de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde.
RESULTADOS
O "Bingo da Saúde" promoveu mudanças na qualidade de atenção ao idoso. A aproximação desse grupo populacional com a equipe de saúde fomentou uma maior cumplicidade em relação não somente ao tratamento, mas em questões relacionadas a própria vida dos idosos. Permitiu para a equipe discutir conceitos de saúde, como a adesão ao tratamento, dentro de uma nova ótica não restrita ao simples comportamento do idoso, mas ao conjunto de fatores quem envolvam sua família, grau de dependência e outros. Dessa forma, uma brincadeira voltada a população auxilia na própria educação continuada da equipe de saúde.
Para os idosos que participam do grupo, observamos que houve um aumento da sua autoestima, uma maior interação entre eles e a equipe de saúde.
Nas visitas domiciliares realizadas pelos ACS, há a descrição de melhor organização no uso dos medicamentos pelos idosos participantes.
Outros resultados, como a regularização das vacinas, melhora da pressão arterial e do controle glicêmico, também puderam ser verificadas.
Contudo, o relato de uma vida melhor e a expectativa por um novo evento de bingo, por parte dos idosos, são resultados recompensadores para nós.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br