INTRODUÇÃO
Em 2014, em Ribeirão Bonito, o Programa Agita Ribeirão Bonito de promoção da saúde através da atividade completava 9 anos e durante as oficinas educativas percebeu-se que alguns idosos da rede básica não participavam das atividades físicas propostas por conta de restrições físicas, quadros dolorosos e algumas sequelas. Sendo assim, surgiu a ideia de realizar grupos terapêuticos que incluíssem estes idosos e ofertassem alguma atividade que pudesse beneficiá-los. A massagem foi o recurso terapêutico escolhido para atender esta demanda, já que é capaz de trazer bem estar e ajudar a amenizar dores e desconfortos, entre outros benefícios e já tinha sido introduzida no SUS como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, em 2006.
OBJETIVOS
O Objetivo principal foi Implantação de grupos terapêuticos de massagem e auto-massagem, para beneficiar a parcela da população idosa que apresenta dores e restrições à prática de atividade física.
Com a massagem esperávamos alcançar os diversos benefícios intrínsecos à esta prática, e assim, melhorar a qualidade de vida da população idosa.
Objetivos específicos da massagem:
- melhorar o tônus muscular;
- aumentar a flexibilidade;
- melhorar a circulação;
- desenvolver a consciência corporal;
- promover relaxamento;
- aumentar a confiança;
- aliviar a depressão;
- Diminuição da fadiga;
- desenvolver práticas de auto cuidado.
PÚBLICO-ALVO
População idosa que apresenta dores e restrições à prática de atividade física.
DIVULGAÇÃO
Através de palestras no bairro e dos encaminhamentos feitos pelos profissionais de saúde.
ATIVIDADES
A massagem foi a ferramenta escolhida para atingir uma maior parcela da população idosa, e o fisioterapeuta o responsável pela condução dos grupos terapêutico. Os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana na unidade de saúde e também no Centro Esportivo, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da atenção básica. Cada sessão tem 30 minutos de duração e são baseadas em um apanhado de técnicas como, o Do-in, a reflexologia e a massoterapia. As abordagens são feitas em grupo, em duplas e individualmente, sendo que muitas vezes a massagem é realizada com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, levadas pelos participantes.
RESULTADOS
A sensibilização dos profissionais da atenção básica e participação de muitos deles nas palestras de sensibilização, foi um importante resultado que culminou em vários encaminhamentos da população para atividades, e após 2 anos, observamos uma melhora geral na qualidade de vida do Idosos participantes. Mas o principal resultado é a implantação e manutenção da oferta desta atividade na rotina da saúde do município, se tornando uma atividade fixa da fisioterapia e acontecendo duas vezes por semana na unidade de saúde e também no Centro Esportivo, atividade esta que tem um custo zero.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br