INTRODUÇÃO
A médica do ESF, está cursando Pós Graduação em geriatria e gerontologia na PUC- Rs. Um dia ela chegou ao trabalho e me instigou a trabalhar em um projeto com idosos. Aceitei, meio sem saber o que fazer. Mas, comecei a estudar, entrei no UNA- SUS e fiz os cursos em saúde da pessoa idosa. Pesquisei na internet. Conversei com os colegas. Daí, surgiu o projeto.
OBJETIVOS
Esperamos melhorar a qualidade da saúde da pessoa idosa residente em nosso município.
PÚBLICO-ALVO
Todos os idosos que residem no município.
DIVULGAÇÃO
Através dos grupos de saúde.
ATIVIDADES
O projeto está em andamento. Estamos na fase de cadastramento dos idosos. O Trabalho será realizado da seguinte maneira: Serão utilizadas 16 horas semanais para o atendimento integral à saúde do idoso, assim distribuídas: Segundas e terças- feiras a tarde, serão atendidos, por agendamento, 10 idosos em cada turno. O primeiro atendimento será coletivo com todos ou (quase todos os profissionais envolvidos). Após esse atendimento eles serão direcionados para atendimento individual simultâneo com todos os profissionais da atenção básica envolvidos no projeto e já descritos acima. Desse primeiro atendimento cada profissional irá agendar outros procedimentos, se achar necessário, inclusive visitas domiciliares. As quartas- feiras serão reservadas para reuniões de avaliação do trabalho realizado. E, as sextas- feiras serão para visitas domiciliares. O Projeto começou a ser desenvolvido com a capacitação dos agentes de saúde, com o curso do UNA- SUS. Neste momento eles estão usando as visitas domiciliares para cadastramento dos idosos e o risco de fragilização que apresentam. A próxima fase será para compilamento dessas informações, e posterior uso em ações a serem desenvolvidas em favor dos idosos. Estamos no começo do projeto, temos noção da dimensão que este trabalho pode tomar. Temos uma equipe maravilhosa, unida, atuante, sempre pronta para novos desafios. O que me fez acreditar na ideia do projeto foi o apoio recebido dos colegas quando apresentei a proposta. Naquele momento, ainda muito timidamente, pois tudo o que é novo, é um desafio, um frio na barriga, um medo. Mas, estamos aí, no caminho para realizar mais uma ação de saúde. Prontos para o que der e vier.
RESULTADOS
No momento temos somente a capacitação dos agentes de saúde e, a apresentação do projeto nos grupos de saúde. Os ACS ficaram encantados com a aprendizagem, nova para eles e, para nós também, afinal nunca tínhamos pensado em trabalhar com saúde da pessoa idosa . Quando apresentamos o projeto , as pessoas reagiram positivamente à ideia do atendimento integral.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br