2016
-
Sudeste
Aplicação de Lian Gong nos grupos de idosos nas UBS da cidade de Itapira -SP visando a Promoção de saúde e melhora na qualidade de vida.

O objetivo do presente estudo foi verificar como o Lian Gong 18 terapias Anterior e Posterior, tem destaque num programa de exercícios e alongamentos localizados em mulheres idosas podem melhorar o quadro de dores e melhora na qualidade de vida. Foram realizados a praticado Lian Gong em 85 mulheres idosas da sete UBS na cidade de Itapira durante 6 meses com frequência de 2 vezes por semana dentro das UBS. Realizamos a aplicação de um questionário, cujo objetivo foi de avaliar a melhora do quadro álgico e consequentemente uma melhora na qualidade de vida dos participantes, nestes questionários foram avaliadas as seguintes variáveis: dor, capacidade funcional, percepção de esforço, faixa etária e maiores queixas de locais doloridos. As evidências encontradas nesse estudo nos permitem concluir que a prática de Lian Gong é uma prática corporal capaz de promover, aos praticantes, a diminuição da dor, a diminuição no uso de medicamento e a diminuição na procura pela UBS, pois conseguimos com uma prática corporal proporcionar aos usuários uma maior percepção corporal, e consequentemente uma melhora em sua qualidade de vida, bem-estar, com isso podemos citar o Lian Gong 18 terapias Anterior e Posterior como uma atividade potente de Promoção de Saúde.

Ficha técnica


Município: 
Itapira

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Itapira

Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde

Coordenador da experiência: 
Ft. Luiz Ricardo Barricatti

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(19)3843-4449

Beneficiados: 
idosos do município de Itapira


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br