O Centro Dia do CIAPI, é um projeto de atenção integral as pessoas idosas e com deficiência, que por suas carências familiares e funcionais não podem ser atendidos em seus próprios domicílios ou em outros serviços comunitários. O serviço tem como função proporcionar o acompanhamento das necessidades básicas, propiciando segurança, autonomia, bem estar, socialização, desenvolvimento humano e funcional, ainda caracterizando-se como um trabalho preventivo a riscos e vulnerabilidades. As atividades são ofertadas aos usuários em condições de semidependência e/ou situação de vulnerabilidade e de violações de direitos, em período integral de segunda a sexta feira das 8h as 17h. Também é realizada a prestação de apoio e orientações quando considerado necessário pela equipe técnica.
O Centro Dia tem como meta realizar 100 atendimentos diários e de forma continuada, oferecendo-lhes atividades diversas e quatro alimentações durante o período de acolhida. São realizados planos de acompanhamento individuais com o intuito de melhoria da qualidade de vida do usuário e de fortalecimento de vinculo familiar. Como objetivo específico tem-se a preocupação em contribuir para a prevenção/promoção às situações de vulnerabilidade e/ou risco social do idoso e seus familiares, propiciando o desenvolvimento integral e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Salienta-se que os serviços prestados no Centro Dia, estão em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social e Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução n° 109, de 11 de Novembro de 2009), sendo caracterizado como um serviço de proteção social especial de média complexidade.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br