2016
-
Sul
Segurança da Pessoa Idosa no trânsito: seu papel enquanto condutor de veículos
Segurança da Pessoa Idosa no trânsito: seu papel enquanto condutor de veículos

Em 5 de novembro de 2015 o municipio de Selbach / RS realizou o III Encontro Regional de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa com o tema “A saúde da pessoa idosa no trânsito”, uma centena de pessoas, entre idosos e profissionais da saúde e assistência social de vários municípios da região estiveram presentes as palestras do dia ministradas por técnicos Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Selbach e da Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo dados do Detran – RS temos quase 3,000 veículos registrados no município, quase um habitante e meio por veículo. Aproximadamente 8,6% da população brasileira possuem mais de 60 anos e essa proporção chega a 14% no município de Selbach segundo o ultimo CENSO. E segundo a Brigada Militar de Selbach cerca de 16 % dos envolvidos em acidentes de transito são maiores de 60 anos. Em geral todas as campanhas promovidas para a orientação sobre o trânsito esta voltada ao idoso como pedestre. Segundo o Renach mostra que os idosos são a faixa etária que mais tem renovado carteiras de habilitação. Pesquisas mostram que o problema com os motoristas idosos é a pouca atividade física que reduz a agilidade e a percepção e a falta de consciência das suas próprias limitações. Mas coagir o idoso a parar de dirigir o leva ao sedentarismo e o isolamento social, capacitá-lo para dirigir bem por mais tempo pela oferta de atividades físicas é o mais apropriado. Dirigir com segurança por mais tempo na vida se torna um estimulo ao idoso para visitar com frequência o médico e o fisioterapeuta e praticas exercícios físicos regularmente.

Ficha técnica


Município: 
SELBACH

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal da Saúde

Parceiros: 
Secretaria Municipal de Assitencia Social e Habitação, Comando Rodoviário da Brigada Militar, 16º Batalhão de Polícia Militar

Coordenador da experiência: 
Jorge Rogélson da Silva

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(054)3387-1144

Beneficiados: 
5000


Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br