O presente trabalho apresenta uma experiência com atividade de grupo psicoterapêutico com familiares de pacientes idosos internados em Unidades de Cuidados Paliativos do Centro Geriátrico Júlia Magalhães, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, na Bahia. Os cuidados paliativos apresentam-se como um novo paradigma no cuidado, que para ser compreendido de forma clara é de suma importância pensar em diferentes estratégias tanto voltadas para os profissionais de saúde como os demais atores envolvidos, por exemplo os pacientes e familiares.
O grupo tem como finalidade abordar questões tanto relacionadas ao processo de adoecimento do ente querido como criar um espaço de acolhimento para estes familiares, ressaltando o papel de cuidador de cada um, suas idiossincrasias, limitações e potencialidades. Buscou-se tornar possível um espaço de escuta para estes familiares, visando discutir diferentes questões relacionadas aos cuidados paliativos e cuidar do cuidador.
Foi possível perceber que no processo de realização do grupo e ao final do mesmo, os familiares apresentaram um melhor entendimento sobre os cuidados paliativos, práticas de autocuidado e a utilização de estratégias de enfrentamento funcionais diante do processo de finitude e hospitalização de seus familiares.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br