O trabalho unificado e em rede permite a equipe crescimento enquanto potência de intervenção para acolher de maneira completa e preparada o usuário. Esses dispositivos quando acionados em conjunto permitem que o acesso a saúde pública concretize suas propostas de equidade, promoção e prevenção, além de estender o cuidado que deve ser direcionado ao usuário e também ao bem estar da equipe.
O trabalho em equipe é também o cerne da atenção básica e do cuidado em saúde, tendo este como objetivo ser um espaço para a troca de saberes e uma estratégia para enfrentar o intenso processo de especialização na área da saúde como um todo. Por isso as trocas entre os profissionais necessitam ser constantes e esse trabalho intra-equipes e entre equipes caberá mais eficaz se sempre mantiver a lógica da rede.
As atividades proporcionam momentos descontraídos e reflexivos que trabalham o corpo e a mente interligados, oferecem a oportunidade de socialização e integração entre os membros e a equipe de saúde.
A proposta de unir a fisioterapia com a psicologia ilustra as possibilidades do trabalho multidisciplinar, bem como a eficácia de se perceber o sujeito de maneira integrada, considerando o cuidado a sua saúde física bem como sua saúde psíquica, que coexistem unificadamente. Esses processos ampliam o cuidado, além da humanização e efetivação da equidade na atenção básica.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br