Desde sua criação, o objetivo principal do projeto diz respeito a oferta de atividades físicas voltadas, especificamente, para idosos. As atividades de lazer se apresentam como instrumentos privilegiados para a promoção da saúde por meio do estímulo às atividades físicas regulares; sabidamente um dos principais elementos para a prevenção de doenças e melhoria de uma série de indicadores da saúde de um indivíduo.
Trata-se, enfim, da superação do chamado “paradigma da capacidade funcional”, em direção a definições mais ampliadas de saúde, que considerem as interações multidimensionais entre saúde física, mental, sociabilidade e autonomia. Ao longo dos últimos anos de funcionamento do projeto, 350 idosos, em média, participam das suas atividades (17 turmas de diversas modalidades esportivas). A intensa participação deste grupo, bem como os baixos índices de evasão, são indicativos de que a proposta tem sido bem sucedida em seus objetivos, possuindo importante relevância social e acadêmica, para a Universidade, mas também para a comunidade externa, a quem ele se destina. O apelo da mídia para esse público está crescendo a cada dia, desta forma, diversas vezes o projeto é procurado por veículos de comunicação para conceder entrevistas.
Casos de melhora do quadro depressivo e da qualidade de vida não são raros, podendo ser constatados através da Jornada do Envelhecimento Saudável. Este evento é realizado anualmente através de uma bateria de testes e tem o intuito fazer um diagnóstico do estado geral de saúde dos idosos atendidos pelo projeto.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br