2016
-
Nordeste
Medicamento em Casa

O Programa Med Casa Municipal é uma ação que viabiliza a entrega nas residências de medicamentos voltados para um grupo específico de pacientes: hipertensos e diabéticos que participem do programa Hiperdia, desenvolvido nos postos de Saúde da Família, e que estejam estabilizados, ou seja, apresentam pressão arterial e glicemia controladas.
Além da comodidade de receber o medicamento em casa a cada três meses, o paciente também será estimulado a ir com frequência ao médico, que acompanhará o estágio da doença.
Os pacientes são cadastrados nas suas unidades de saúde, lá os enfermeiros e médicos avaliam se eles estão aptos a participarem do programa e os Agentes Comunitários junto com a equipe da Unidade realizam o cadastro. Em seguida, a unidade de saúde envia a prescrição para o setor de farmácia e Coordenação de Atenção Básica, para serem confeccionados os Kits.
A entrega é trimestral, ou seja, o medicamento é disponibilizado para ser utilizado durante três meses e, após esse período, o paciente passa por uma nova avaliação médica e de enfermagem.
A distribuição é realizada por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, e a Coordenação de Atenção Básica Município acompanha todo o processo, para garantir que tudo aconteça da melhor forma.

Ficha técnica


Município: 
Sapeaçu

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal

Parceiros: 
Atenção Básica

Coordenador da experiência: 
Marílya Izabel Lopes Costa de Santana

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
0317526272218

Beneficiados: 
Pacientes vinculas ao programa do Hiperdia


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br