A maneira de ver o P.A.I – Ponto de Apoio ao Idoso.
Pensar no P A I, hoje, traz um sentimento de imensa realização para mim. Antes do P A I, falar sobre um espaço dedicado totalmente à pessoa idosa, de Piraí, era um sonho distante. Hoje tenho grande contentamento ao ver que nosso número de atendimentos já chega a mais de mil e cem, conforme nosso Livro de Visitas e considerando-se que cerca de 50 atendimentos demandaram encaminhamentos ao CREAS, CRAS, CAPS, Ministério Público, PROCON, visitas em hospitais, visitas domiciliares, denúncias anônimas via telefone e via site etc. Isso faz com que a lembrança do dia da inauguração do P A I, ocorrido em 01/10/2010, o acolhimento inicial da população, os sentimentos de incerteza, expectativa e empolgação dos primeiros dias e as dificuldades daquele momento fiquem marcados em minha memória como o "lançamento" da semente de uma planta, que cresceu e já vive uma primavera de doces frutos.
Sinto uma imensurável satisfação em ver que a população de Piraí, o comércio e os líderes, assim como no governo do Município, o P A I é reconhecido como representante legítimo da população idosa, o que teve efeito imediato na maneira como o idoso passou a ser reconhecido em um espaço todo seu, para tratar de suas carentes necessidades, e ainda conhecer seus direitos e obrigações.
Essa é justamente a proposta do P A I, dar apoio ao idoso para que eles alcancem seus objetivos. E nisso penso que avançamos, com muito sucesso, bastando observar que, no dia a dia, as pessoas que recebem nosso atendimento retornam para dizer, felizes, que deu tudo certo. É nesse contato diário que percebemos também a carência afetiva de que sofrem os idosos, mesmo dentro de seu próprio lar, e isso muito nos sensibiliza. Antes do P A I a carência afetiva poderia levar à depressões e afetar diretamente a sua saúde, que já se encontra tão sensível nesse momento da vida. É, porém, nesse momento, que vem à tona o caráter acolhedor do P A I, que sob esse ponto de vista, pode ser traduzido como "Ponto do Amigo do Idoso", na medida em que abre suas portas para um convívio prazeroso, seja durante um bate-papo sobre seu assunto preferido, sendo recebido com um sorriso amigo, o idoso se sente acolhido e a vida fica mais leve e prazerosa.
São esses momentos, que felizmente têm se repetido cada vez mais em nosso dia a dia, que nos permite olhar para os idosos e perceber a alegria por eles sentidas, como se tudo tivesse mudado. Por isso, tenho a firme certeza do valor do trabalho que tem sido feito no P A I e me vejo na obrigação de, contando com o apoio dos nossos colaboradores e da população em geral, continuar construindo esse belo caminho, embalado pela esperança de dias melhores para os idosos de Pirai.
Faço das palavras dele - IRACY RIBEIRO - as minhas - GILBERTO MARTINS LOUREIRO - autor do Projeto
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br