O município de Joinville vêm desenvolvendo ações para qualificar o atendimento às pessoa idosas na atenção primária à saúde desde abril de 2014. Para sensibilizar os profissionais quanto as questões do envelhecimento iniciamos o Programa de Saúde do Idoso com a peça teatral “Entardecer” que abordou com muita propriedade os eventos da senescência. Nesta mesma data foi iniciada a educação continuada sobre os cuidados com o idoso focando principlamente na funcionalidade do indivíduo.
Em 2014 foi realizada capacitação multiprofissional com representantes de todas as unidades básicas de saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e terapêutas ocupacionais, abordando os temas: Epidemiologia do Envelhecimento; Direitos dos Idosos; Senescência; Gigantes da Geriatria; Avaliação multidimensional do idoso com foco na funcionalidade e Aplicação de escalas. Em 2015 ano foi realizada capacitação para todos os agentes administrativos que atuam na SMS, inclusive da atenção básica, abordando as questões do envelhecimento. A capacitação também teve participação de profissionais da Secretaria de Assistência Social do Município que apresentaram os serviços relacionados à Proteção Socail Básica e Especial que podem ser acessados por pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Em 2015 já estão programadas quatro capacitações para médicos, enfermeiros, específica para médicos ena qual será apresentado o Manual de Atenção à Saúde do Idoso
Em 2014 iniciamos a educação continuada nas próprias unidades básicas de saúde com a médica geriatra em visitas programadas nas quais, na presença de toda a equipe, foi abordado o tema instabilidade postural e quedas com o objetivo primordial de prevenção e mudança de risco ambiental.
Em 2015 a educação continuada nas unidades básicas de saúde foi mantida, num calendário que contemplará uma visita ao ano a cada uma das 53 unidades pelo menos. Nestes momentos são abordados a adoção da 3ª. edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o protocolo de identificação do idoso vulnerável (VES 13: Vulnerable Elderly Survey) para selecionar os idosos de maior complexidade para intervenção imediata pela avaliação multidimensional (ou avaliação geriátrica ampla) e ainda temas diversos sugeridos pelas equipes.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br