A oficina tem como objetivo proporcionar informações ao público-alvo sobre o processo de habilitação e implementação do Programa Melhor em Casa. Essa colaboração foi feita por meio de relatos de experiência dos municipios que já passaram pelo referido processo e encontram-se com equipes implantadas. Durante a oficina foi criado um grupo de trabalho no Watsap visando agilizar a troca de informações entre os profissionais e colaborando com o fomento da Politica de Saúde da Pessoa Idosa no estado do Ceará.
A oficina teve sua metodologia implicada na maior participação e envolvimento dos participantes nas diretrizes e fundamentos de aplicação dessa política. O compartilhamento das experiências trouxe dados que confirmaram uma melhoria na atuação das equipes de saúde com respeito a maior ênfase nos príncipios do SUS ( prevenção, promoção,tratamento e reabilitação), a perspectiva de redução das internações e maior controle das doenças crônicas não transmissiveis
A constatação dessa melhoria se dá principalmente pela participação ativa do idoso e de sua família nos cuidados e assistência a saúde.
Outro resultado positivo foi a multiplicação nos serviços de Atenção Domiciliar fundamentada na Política de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa e na Rede de Doenças Crônicas não transmissíveis, proporcionando a compreensão mais ampla do processo de envelhecimento e detodas as suas implicações.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br