Introdução Com o passar dos anos, é esperado que ocorra o declínio das funções cognitivas. Contudo, o isolamento social provocado pela pandemia e o consequente agravamento do adoecimento mental enfrentado por uma parcela significativa da população mundial, desencadeou um agravamento deste processo. Aliado a isto, Balneário Camboriú possui uma população idosa corresponde a 33% da população. Por ser uma cidade verticalizada, muitos idosos permanecem sozinhos em seus apartamentos, sem vida social ou qualquer tipo de interação, o que aumenta os índices de depressão e suicídio. Ainda, possuímos um alto índice de acolhimento em Instituição de Longa Permanência para idosos que perdem suas capacidades de vida diária, muitas vezes por falta de estímulos precoces e aparecimento de doenças degenerativas. Frente a este cenário, percebeu-se a necessidade de crias estratégias em Saúde Pública as quais possibilitem ações preventivas e paliativas, onde o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação da informação, o que permite que ele se desenvolva de forma adequada no mundo que lhe rodeia. Nesse sentido, praticar atividades que estimulem o cérebro, por meio de exercícios que envolvam novidade, variedade e desafio crescente, fortalecem as conexões neurais, ampliando seu desempenho e reserva cognitiva. Dessa forma, através da socialização, atividades lúdicas simples e leves, a Academia da Mente amplia a rede de apoio e proporciona melhor qualidade de vida a todos participantes.
Objetivos O principal objetivo da Academia da Mente é realizar o estímulo das funções cognitivas, proporcionando independência e autonomia através da psicoeducação e de atividades que impulsionam processos mentais como: atenção, orientação, memória, gnosias, funções executivas, praxias, linguagem, cognição social e habilidades visoespaciais.
Público alvo É direcionada ao público com 60 anos ou mais, ambos os sexos, que já percebam declínio das funções cognitivas, ou que apresentem inicio de demência, depressão, angustia, ou algum agravo na saúde do cérebro que necessite de estimulo.
Divulgação Foi realizado divulgação do grupo via documento municipal as secretarias, a fim de encaminhar os idosos, via mídias sociais, informativos nas Unidades Básicas de Saúde e CRAS.
Número de participantes 480
Atividades O projeto Academia da Mente é realizada uma vez na semana com duração de 60 min aproximadamente. Com número de 30 integrantes, porém durante a pandemia os encontros se cessaram e as atividades passaram a ser remota. É direcionada ao público com 60 anos ou mais, que já percebam declínio das funções cognitivas, uma vez que as atividades realizadas são voltadas principalmente para estímulo da memória, concentração, raciocínio rápido, independência, atenção e qualidade de vida. Durante as aulas são realizadas diferentes atividades lúdicas, simples de serem executadas, que são utilizadas como ferramentas capazes de estimular o cérebro e ampliar suas capacidades de pensar e agir, aplicando exercícios de neuróbica, "ginástica" para o cérebro. Em todas as aulas, além dos exercícios programados, são ministradas explicações sobre nossas funções cognitivas, por meio da psicoeducação. A partir do projeto os idosos podem manter a mente ativa e estimular o desempenho cognitivo o que previne aparecimento de doenças, melhora processamento de informações e ainda possibilita criar novas experiências e novos projetos de vida.
Resultados O principal impacto é proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo e saudável em todos os aspectos da vida, como a convivência, condição de saúde ao manter seu cérebro ativo, autonomia, melhoria na concentração e memorização e principalmente o melhor desempenho nas atividades de vida diária, como por exemplo controle de medicação, atividades da rotina diária, preparação de alimentos, entre outros impactos positivos.