Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
Constituímos um grupo de trabalho para enfrentamento a Pandemia do Coronavírus junto as ILPIs particulares do território, composto por profissionais da Supervisão Tecnica de Saude São Mateus, UVIS, URSIe PAI.
Na região temos 11 ILPI s particulares e 01 pública que faz parte do programa Sócio Sanitário. Com relação as ILPI s particulares criamos fluxo de monitoramento, dividimos os equipamentos , e cada serviço especializado no cuidado e atenção à pessoa idosa da região ( URSI e PAI ) ficará responsável pelo monitoramento e ações necessárias conforme demandas identificadas. A primeira visita é presencial, para confirmação do cadastro, do responsável técnico, que será responsável pelo contato e explicação do objetivo do monitoramento. Identificamos as Unidades Básicas de Referência das ILPI particulares. Em contato com os gestores, foi designado em cada Unidade dois profissionais de referência em todos os períodos de funcionamento da Unidade, para acolhimento aos idosos e trabalhadores das ILPIs particulares, que apresentarem sintomas relacionados ao COVID 19, bem como outras demandas que se fizerem necessárias. Os conatatos entre abril/2020 a agosto/2020 com cada ILPI era de 3 vezes por semana, de setembro/2020 a outubro/2020 2 vezes por semana, de novembro/2020 a agosto/2021 1 vez por semana, de setembro/2021 até os dias atuais quinzenalmente.
Conforme cronograma, nessa etapa foi aplicado um questionário com objetivo de identificar as medidas de prevenção e enfrentamento ao COVID 19 de cada Instituição. Após identificação de intercorrências e fragilidades, as equipes de monitoramento criou estratégias de intervenção em cima das dificuldades apresentadas no questionário. O monitoramento será intensificado com tema semanal, de acordo com as dificuldades em comum encontradas no questionário. Como exemplo, identificamos fragilidade na identificação de sintomas e sinais de alerta ao COVID 19, durante a semana o monitoramento irá intensificar esse tema, com orientações, envio de materiais educativos e também reforço na identificação da UBS e dos profissionais de referência, em todos os períodos de funcionamento da UBS para atendimento e acolhimento aos idosos e trabalhadores das ILPI s, assim como também identificar o pronto atendimento e AMA'S do território das ILPI'S Para aprimoramento estamos realizando reuniões on line, com participação do Gestor da Unidade de Referência, Coordenador/ responsável da ILPI e Equipe de monitoramento, com objetivo de organizar os fluxos de atendimentos aos idosos moradores na ILPI.
1º ENCONTRO COM ILPI INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DO TERRITÓRIO: 15/04/2021
Temas: ENFRENTAMENTO COVID 19 / ILPI
VACINAÇÃO COVID 19/ INFLUENZA PARA POPULAÇÃO IDOSA
Importância da Vacinação e Cuidados pós Vacina
2° ENCONTRO COM ILPI'S: 20/05/2021
TEMAS: REDE DE ATENÇÃO E PROTEÇÃO AO IDOSO: A IMPORTANCIA DA UBS NO CUIDADO AOS IDOSOS MORADORES DE ILPI'S
REUNIÕES ON LINE MENSAIS ENTRE A EQUIPE DE MONITORAMENTO, GESTORES DE UBS'S E DE DAS ILPI'S DE AGOSTO A DEZEMBRO/2020
Resultado questionario em relação ao udos das UBS's pelas ILPI"s particulares:
1) A ILPI usufrui de algum serviço oferecido pela Unidade Básica de referência? 100%
2) A ILPI usufrui de algum serviço oferecido pela Unidade Básica de referência? medicamentos: 100%, fraldas: 70%, consultas médicas: 40%, curativos: 40%, equipe: 1%
3) Nos informe qual a composição profissional da ILPI Enfermeiro 90%
Aux. de Enfermagem 90%
Médico 60%
Fisioterapia 50%
Nutrição 80%
Ajudante Geral 1%
Cozinheira 1%
Voluntários 2%
Cuidador 70%
4)Quantidade de residentes em ILPI pegam medicamentos pelo SUS?
1 93%
2 100%
3 100%
4 100%
5 100%
6 91%
7 100%
8 0%
9 100%
10 100%
5) Destes, quantos precisam que a própria ILPI busque os remédios?
1 71%
2 95%
3 100%
4 100%
5 39%
6 0%
7 40%
8 100%
9 100%
10 100%
6) Como que a ILPI se organiza para pegar os medicamentos no SUS?
Deixa as receitas na UBS para retirar no dia seguinte 30%
Retira conforme necessidade 50%
Não respondeu 20%
7)Vocês sentem dificuldade para retirar os medicamentos no SUS?
sim 60% (relacionada a falta de medicamento)
não 40%
8)Quantidade de residentes em ILPI pegam fraldas pelo SUS?
1 27%
2 25%
3 40%
4 7%
5 39%
6 0%
7 4%
8 0%
9 55%
10 13%
9) Destes, quantos precisam que a própria ILPI busque os fraldas?
1 100%
2 100%
3 25%
4 0%
5 0%
6 0%
7 0%
8 0%
9 0%
10 100%
10)Como que a ILPI se organiza para pegar as fraldas no SUS?
UBS liga para avisar 30%
Familiar retira 30%
Não tem dificuldade 10%
Não soube responder 30%
11) Vocês sentem dificuldade para retirar as fraldas no SUS?
sim 30% (falta de fraldas ou não entregam para funcionarios de ilpi's)
não 60%
não se aplica 10%
12)Quantos residentes da sua ILPI passam em consulta médica na UBS?
1 93%
2 5%
3 40%
4 0%
5 0%
6 0%
7 100%
8 0%
9 100%
10 100%
13)Como que a ILPI se organiza para agendar as consultas médicas na UBS?
Recepção da UBS 30%
Família 30%
Não se aplica 20%
Não respondeu 10%
14)Vocês sentem dificuldade para agendar as consultas médicas na UBS?
Sim 50%
Não 20%
Não se aplica 30%
15) Dificuldade
Falta de vaga 40%
Tempo de espera 40%
Divergência de endereço do idoso(UBS solicita endereço do responsável) 20%
16)Para quais tipos de lesões você entende que precisa de suporte da Unidade Básica?
Úlceras/LPP 20%
Lesão de grande porte 50%
Não soube responder 30%
17)Quais materiais você dispõe na ILPI para fazer os curativos dos residentes?
Não possui 20%
Possui gaze, atadura, micropore, luva, fita crepe e soro 80%
18)Você sabe como funciona o atendimento multiprofissional da sua UBS?
sim 10%
não 90%
19)A ILPI conta com funcionários para acompanhar idosos em consultas e/ ou Exames?
sim 50%
não 10%
não responderam 40%
20) Sugestão para Monitoramento Covid
positivas 50%
não responderam: 50%
as ilpi's estão identificadas por numeros de 1 a 10, a ilpi publica não fez parte do questionario devido a singularidade de seu monitoramento
O questionario foi instrumento para pautar a aproximação das ILPI'S do territorio com os serviços publicos de saúde, principalmente par evitar focos de covid entre seus residentes
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
A prórpia necessidade de isolamento social e distanciamento para os contatos com as ILPI's, o que teve que ser realizado por telefone ou em reuniões on line
O receio dos colaboradores das ILPI's em oferecer informações reais visto que acreditavam que poderiam sofrer processos de interdições caso não estivessem seguindo as recomendações