Introdução No Brasil, há muitos desafios para as pessoas envelhecerem com qualidade e plena capacidade funcional. A superação desse desafio é ainda mais complexa para a pessoa idosa de baixa renda já que a limitação financeira pode intensificar a diminuição da capacidade funcional, da autonomia e da independência à medida que ocorre o processo de envelhecimento. As pessoas idosas de 60 anos e mais (25.560) representam 17,53% da população do município. O Programa Bem-Estar da Família (PBEF) é uma iniciativa intersetorial, criado em 2019, como uma das estratégias para a implementação de políticas públicas, em âmbito municipal, voltado para o curso de vida das famílias, com prioridade de olhar para ampliação de ações a população idosa do município de forma preventiva. O Programa tem por objetivo identificar as necessidades de todos os membros de uma família, apresentar ações de autocuidado e a oferta de serviços no território, com ênfase na promoção da saúde no âmbito familiar, o que inclui estimular a prevenção às doenças e autocuidado com a população idosa. A principal motivação do Programa é poder aproximar a população idosa dos serviços básicos do município, incluindo ações de forma intersetorial, em diferentes políticas públicas do municipio. Por meio do atendimento domiciliar levamos diferentes especialistas para acompanhamento integral para aqueles que não podem se deslocar ou encontram-se em isolamento social. O programa conta com médica saúde da família, psicóloga, advogada, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, enfermeira que analisam os casos e promovem atendimento multidisciplinar para os idosos em situação de vulnerabilidade social emocional ou até mesmo financeira.
Objetivos Promover o bem-estar da família em todo o curso de vida de maneira integral e sustentável com ações intersetoriais de saúde, educação, assistência social,segurança pública, cultura, esporte, meio ambiente entre outras.
Promover mudanças efetivas nos hábitos de higiene e cuidados com os idosos melhorando as condições de vida;
Instituir políticas voltadas à construção de uma cultura que potencialize o envelhecimento ativo e saudável hábitos saudáveis com estímulo para práticas de atividades físicas em locais públicos nas comunidades;
Orientar as famílias sobre os riscos de quedas nas pessoas idosas e mostrar o que podemos fazer para evitá-las;
Ressaltar os cuidados com o uso de medicamentos sem prescrição médica na população idosa;
Diminuir o índice de pessoas idosas hospitalizadas decorrente das quedas no âmbito doméstico familiar;
Realizar durante a visita domiciliar a avaliação funcional dos idosos utilizando instrumentos de avaliação constantes na caderneta de saúde e social da pessoa idosa;
Público alvo Idosos em situação de vulnerabilidade social, emocional ou financeira
Divulgação Visitas domiciliares nos bairros, encaminhados pela rede de atendimento e unidades de saúde
Número de participantes 1041
Atividades O Programa Bem-Estar da Família realiza visitas semanalmente, de acordo com os planos de visitas, planejado com o supervisor. O dia e o horário das visitas são acordados previamente com as famílias. Cada visitador acompanha 30 famílias (em média), independentemente da composição familiar, para o atendimento e o acompanhamento de famílias com crianças, adolescentes, mulheres gestantes e pessoas idosas, homens e mulheres adultos, inclusive os animais de estimação. O enfoque é prioritário para as famílias com idosos.
O atendimento tem por objetivo inserir as famílias, com um ou mais membros na sua composição familiar, em ações de serviços socioassistenciais, tais como: encaminhamentos para os serviços de saúde; de educação; entre outras políticas setoriais específicas; e para inclusão em ações comunitárias; e oficinas para as famílias e comunidades do bairro. São ações apresentadas às famílias de apoio imediato ou de prestação de serviços a comunidade.
O acompanhamento se reflete em um conjunto de intervenções pactuadas, de forma continuada, a exemplo das visitas domiciliares, realizadas pelos visitadores, com a orientação ou apoio da equipe multiprofissional pelo cuidado e a proteção de todas as pessoas e de todas as idades, que compõem o núcleo familiar.
Os visitadores recebem capacitação para adotarem uma postura agradável e comunicativa e para não fazerem julgamentos a respeito das situações encontradas. Eles têm uma supervisão que os orienta sobre a importância da escuta qualificada das demandas das famílias. As áreas de estudo dos visitadores do PBEF permitem esse olhar ampliado e intersetorial. Eles recebem capacitação para realizarem o atendimento e o acompanhamento dos idosos em todas as áreas da saúde. Os visitadores que atendem o Programa Bem-Estar da Família (PBEF) se reúnem mensalmente e compartilham as experiências vivenciadas no território com as famílias. As famílias do Programa Bem-Estar da Família (PBEF) permanecem pelo período de seis meses, após a avaliação do Programa. Esse tempo também pode ser menor, caso o visitador em conjunto com a supervisãosupervisa avaliem que as demandas da família foram solucionadas, e que as famílias estão sendo acompanhadas pelas políticas setoriais existentes no território;
Em 2019 foram realizados 252 atendimentos, em 2020 11.564 e em 2021 6947, nesses dados incluem as visitas domiciliares, chamadas de vídeo e atendimentos online.
Resultados A visita domiciliar é uma estratégia que gera impacto na vida da população, isto porque é vista como um meio capaz de promover e, em diferentes situações, efetivar os direitos sociais das famílias e comunidades que vivem em situações de vulnerabilidades financeira, social e emocional facilitando o acesso da população idosa aos serviços de saúde . A abordagem integral voltada para o bem-estar da família e da pessoa idosa, demanda ações integradas que garantam, desde as necessidades básicas (BRASIL, 2013)23,24 dessas pessoas, à segurança e à proteção, e à construção da convivência pacífica intergerações, com respeito e valorização das habilidades da pessoa idosa. Durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, o município contabilizou, mas de 25 mil pessoas vacinadas. O Bem-Estar da Família tem “o privilégio de estar junto às famílias no ambiente onde elas residem. E as pessoas idosas valorizam muito esse contato, em especial aquelas que enfrentam alguma situação de maior vulnerabilidade, seja social ou relacional”,
O município é pioneiro em políticas públicas para a pessoa idosa. Balneário Camboriú foi um dos primeiros a criar a Secretaria da Pessoa Idosa, instituída por lei (Lei n° 3.461/2012); e a Política Municipal da Pessoa Idosa (Lei n° 3.888/2015). Também criou a Fundação Municipal do Idoso (Lei n° 4.019/2017); e o Fundo Municipal do Idoso (FMIBC)”, (Decreto n° 8.847/2018). E, por último, instituiu a Carteira da Pessoa Idosa (Decreto n° 9.381/2019), informa Juliethe.
A cidade é reconhecida como “Amiga da Pessoa Idosa” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e integra relevantes iniciativas nacionais, como a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) e o Pacto Nacional para Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa.
Em 2021 a cobertura do Programa foi estendida para todos os bairros e já alcançamos mais de 5.164 famílias e no total de 693 idosos atendidos/acompanhados. O PBEF realizou mais de 6984 atendimentos, incluindo as visitas domiciliares para acompanhamento dos idosos com especialidades médicas, apoio para aqueles que perderam seus familiares devido a contaminação do Covid-19, e promoção de atividades físicas e de mobilidade na Casa da mulher e do voluntário. Participaram cerca de 286 idosos nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos que foram atendidos pelo programa.