Identificação da Experiência

Qualificação da atenção à saúde do idoso: a experiência de Arroio do Tigre na Rede Bem Cuidar RS

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sul
Município: 
ARROIO DO TIGRE
Instituição Responsável: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Parceiros: 
Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e 8ª Coordenadoria Regional de Saúde
Coordenação da experiência: 
Xavéle Braatz Petermann e Graziele Busatto
Telefone institucional: 
(51) 3747-1105
Email da coordenação: 
grazisatto@yahoo.com.br

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O Estado do Rio Grande do Sul passa por acelerada transição demográfica desde a década de 1940. Esse incremento da longevidade e do contingente de pessoas idosas na população demanda a realização de ações em saúde com o objetivo de garantir a atenção integral para pessoas com 60 anos ou mais (RBC, 2021). Da mesma forma, o município de Arroio do Tigre vem sofrendo esse processo de envelhecimento da população, de um total de 13.413 habitantes em 2020, 18% era idoso (DATASUS, 2021). Em 2010 essa proporção era de 12,9% (IBGE, 2010). Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Unidos pela Saúde (lócus da experiência), de uma população de 2119 usuários cadastrados, 498 é de idosos, o que representa que 23,5% da população cadastrada deste ESF são de idosos (PEC E-SUS, 2021). O envelhecimento populacional traz profundas consequências nas condições de saúde da população, em especial, para a população idosa que possui maior carga de doenças crônicas e incapacidades funcionais. As principais causas de internações de idosos de Arroio do Tigre, no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, foram as doenças circulatórias (23%), as doenças infecciosas e parasitárias (17,8%) e as doenças respiratórias (17,2%) (DATASUS, 2022). Quanto a mortalidade, as principais causas de óbitos dos idosos de Arroio do Tigre em 2020 foram as doenças do aparelho circulatório (32,2%), as causas externas (19,3%) e as neoplasias (16,1%) (DATASUS, 2020). Nota-se, a partir do perfil de morbimortalidade da população idosa, a complexidade da atenção à saúde dos idosos, o que demanda um cuidado adequado que promova a manutenção e/ou recuperação da funcionalidade do idoso. A saúde das pessoas idosas resulta da integração de diversos fatores, sendo eles a saúde física e mental, a interação social, condições de independência e autonomia nas atividades cotidianas. Assim, a saúde da pessoa idosa é traduzida pela capacidade funcional. A meta de qualquer ação voltada para a população idosa deve ser promover a capacidade funcional (BRASIL, 2006). O município de Arroio do Tigre comprometido com a qualificação da saúde da pessoa idosa realizou a adesão na Rede Bem Cuidar RS (RBC RS) por meio da ESF Unidos pela Saúde. O programa permitia apenas a adesão de uma equipe por município. A RBC RS foi lançada em 2021 e integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção básica oferecidos à população gaúcha, sendo nesse primeiro ciclo o foco para a qualificação da atenção à saúde do idoso (RBC, 2021).

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Discutir e qualificar fluxos, processos de trabalho e atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde; Estabelecer carga horária protegida para ações de educação continuada com enfoque na saúde da pessoa idosa; Estratificar o risco para qualificação do cuidado de cada idoso por meio da avaliação multidimensional em saúde da pessoa idosa; Qualificar o cuidado da pessoa idosa de acordo com a estratificação do risco por meio da elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares de forma multidisciplinar;

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Mínimo de duas reuniões de equipe mensais para o planejamento da organização da atenção à saúde da pessoa idosa na rede de atenção à saúde;
100% de participação dos profissionais de saúde da equipe nos cursos EaD sobre atenção à saúde do idoso indicados;
10% dos idosos do território de atuação da equipe de saúde com a avaliação multidimensional da pessoa idosa realizada;
100% dos idosos de médio e alto risco identificados na avaliação multidimensional com o Projeto Terapêutico Singular realizado;

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
Estratégia de Saúde da Família Unidos pela Saúde contemplando 3 distritos da área rural do município de Arroio do Tigre: Coloninha, Taboãozinho e Sítio Alto, região considerada mais vulnerável do meio rural, considerada como área piloto da experiência, para que no futuro próximo se estenda para os outros distritos e meio urbano.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Dos 52 idosos, todos residem no meio rural, a faixa etária atendida na experiência concentra 13 idosos de 60 a 65,13 idosos 66 a 70 anos, 14 idosos de 71 a 75 anos, 7 idosos de 76 a 80 anos e 5 idosos de 81 a 90 anos, destes 40 são idosos de baixo risco.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Por meio do convite dos profissionais de saúde durante os atendimentos na Unidade de Saúde e dos Agentes Comunitários nas visitas domiciliares, nas publicações no Facebook e Instagram da Unidade de Saúde, nos avisos da rádio local e cartazes.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Priorizados os idosos que possuíam pontuação igual ou superior a três no VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13), ou seja, o idoso vulnerável residente na comunidade. O VES-13, aplicado pelos ACS através da Caderneta do Idoso.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
498
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
2021=52 2022= 120. Trata-se de uma experiência/ação contínua, para no final atingir o total dos idosos cadastrados na área de abrangência da ESF e posteriormente expandir para o restante do município, como política e linha de cuidado instituída em todo o território do município.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
52
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Não há questão de ruptura de idosos às atividades, pois fará parte da linha de cuidado implantada na ESF, na busca de ação sustentada de cuidado integral, melhora do acesso, do monitoramento, da promoção, prevenção de saúde dos idosos do território e que se estenderá a todo município no futuro.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Em outubro do ano de 2021, foi implementada a Rede Bem Cuidar no ESF Unidos pela Saúde, consequentemente foram organizadas as ações, que envolveram reuniões de equipe, cursos de educação permanente, mutirão de avaliação multidimensional do idoso e aplicação dos Projetos Terapêuticos Singulares. Todas essas ações tem como objetivo qualificar a assistência a saúde do idoso, contemplando idosos dependentes, semi independentes e independentes situados no território de abrangência da ESF. A motivação para realização da experiência baseou-se no aumento do envelhecimento da população, junto a este o crescimento das doenças crônicas e limitações funcionais, a caminhada da política de saúde do idoso no município e a adesão da Rede Bem Cuidar. Com reuniões quinzenais desde outubro de 2021 foi qualificado o processo de trabalho da equipe, houve a adequação dos fluxos da rede, bem como a organização da linha de cuidado do idoso e capacitação para equipe. Através dos cursos Abordagem Familiar e Manejo das Fragilidades da Rede de Apoio-nível médio e técnico-UNASUS e Atenção a Saúde do Idoso na Atenção Primária- nível superior- AVASUS, qualificou-se a atenção com o idoso para melhoria da qualidade de vida. Realizado o mapeamento dos idosos, através do Agente Comunitário de Saúde através da aplicação do VES-13(Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável) da Caderneta de Saúde do Idoso. A partir disso, a população idosa adscrita é convidada a comparecer ao mutirão de saúde, organizado em estações de atendimento, contemplando as áreas psicossocial, nutrição, fisioterapia, enfermagem, odontologia e agentes comunitários de saúde, onde foi aplicado o instrumento IVCF- 20 (Índice de Vulnerabilidade Clínico- Funcional-20). O Mutirão foi realizado nas diferentes áreas adscritas da ESF Unidos pela Saúde. A partir do mutirão foi iniciado a aplicação do Projeto Terapêutico Singular dos 12 idosos de moderado a alto risco clínico-funcional e os outros 40 idosos de baixo risco serão acompanhados através de consulta e monitoramento pela equipe de saúde, a ação será contínua e se estenderá a 100% dos idosos do território. É importante ressaltar, que a experiência teve êxito, devido a trajetória da Política de Saúde do Idoso no município, com a implantação da caderneta do idoso, capacitações e educação permanente, encontros regionais, mapeamento e intensificação do cadastramento da população idosa.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Dificuldade de acesso e logística em detrimento da área rural, pela grande extensão territorial.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Os resultados foram bastante significativos no que tange a atenção integral a saúde do idoso: organização da oferta integral de cuidados, monitoramento da oferta, da demanda e do acesso das pessoas idosas ao serviço de saúde, com classificação de fragilidades e atenção prioritária para a promoção e prevenção dos agravos em saúde, qualificação dos processos, a realização da avaliação multidimensional, projeto terapêutico singular, com discussão de casos e planejamento das ações por todos da equipe, acolhimento e escuta qualificada com conscientização do atendimento prioritário para as pessoas idosas, formação dos profissionais de saúde e ação sustentada de educação permanente, utilização da caderneta de saúde do idoso enquanto estratégia prioritária por todas as áreas profissionais e de abrangência do território, reuniões de equipe instituídas, ações inseridas e pactuadas no plano e programação de saúde, interlocução e ações compartilhadas de forma sistemática com a rede intersetorial, principalmente com o conselho municipal do idoso e o Grupo Técnico Intersetorial de Enfrentamento da Violência.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
12 reuniões de equipe no período de outubro de 2021 a abrilAs reuniões de equipe proporcionaram a discussão e qualificação dos fluxos, dos processos de trabalho, o planejamento das ações e da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à S de 2022.
: 08 profissionais de nível superior com curso Atenção à Saúde do Idoso na Atenção Primária concluído e 10 profissionais de nível médio técnico com o curso Abordagem Familiar e Manejo das Fragilidades da Rede de Apoio realizado.
52 idosos estratificados por meio da avaliação multidimensional em saúde da pessoa idosa.
12 Projetos Terapêuticos Singulares realizados de forma multiprofissional nas reuniões de equipe.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Até o presente momento foram atingidos 52 idosos com a ação, como já mencionado, trata-se de uma experiência exitosa, por ter caráter contínuo, sustentada e instituída com linha de cuidado permanente, que será organizada no restante do município. 100% de participação dos profissionais de saúde da equipe nos cursos EaD sobre atenção à saúde do idoso indicados: 08 profissionais de nível superior com curso Atenção à Saúde do Idoso na Atenção Primária concluído e 10 profissionais de nível médio técnico com o curso Abordagem Familiar e Manejo das Fragilidades da Rede de Apoio realizado. 10% dos idosos do território de atuação da equipe de saúde com a avaliação multidimensional da pessoa idosa realizada: 52 idosos estratificados por meio da avaliação multidimensional em saúde da pessoa idosa. 100% dos idosos de médio e alto risco identificados na avaliação multidimensional com o Projeto Terapêutico Singular realizado: 12 Projetos Terapêuticos Singulares realizados de forma multiprofissional nas reuniões de equipe.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
realiza o monitoramento das ações por meio de relatórios do sistema de informação em saúde (SISAB, e-SUS e CNES) e esse processo é discutido de forma periódica nas reuniões de equipe quinzenais.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa no ESF por meio do percurso que iniciou com a organização do processo de trabalho nas reuniões de equipe e ações de educação permanente com foco na saúde do idoso e culminou no mutirão em saúde do idoso com a avaliação multidimensional e na elaboração do projeto terapêutico singular. Essa trajetória resultou em uma equipe de saúde com ações qualificadas e direcionadas para uma atenção integral e resolutiva da pessoa idosa. Apoio da gestão municipal para a adesão e desenvolvimento das ações do projeto. Engajamento da equipe de saúde no planejamento e realização das ações. Grande participação dos idosos no mutirão em saúde. Incentivo financeiro para a implantação e desenvolvimento do projeto.
Quais as limitações da experiência?: 
A experiência foi realizada no território de uma Estratégia de Saúde da Família do interior do município com uma grande extensão territorial e que contempla três unidades de saúde em cada um dos distritos de abrangência. Grande demanda de atendimentos na Unidade de Saúde devido a síndromes gripais, COVID-19, doenças crônicas descompensadas, doenças mentais, campanhas de vacinação. Escassez de profissionais, como farmacêutico, de grande importância, em especial, na atuação nos casos de polifarmácia em idosos.
Outras informações/resultados relevantes: 
Ressalta-se a trajetória da Política de Saúde do Idoso no município de Arroio do Tigre, na linha de cuidado, implementação da caderneta do idoso, organização dos fluxos e protocolos, implantação da Rede Bem Cuidar, realização dos multirões de avaliação multidimensional do idoso, instituir o Projeto Terapêutico Singular e essa experiência terá abrangência a nível municipal.
2021
-
Sul
Qualificação da atenção à saúde do idoso: a experiência de Arroio do Tigre na Rede Bem Cuidar RS
Introdução
O Estado do Rio Grande do Sul passa por acelerada transição demográfica desde a década de 1940. Esse incremento da longevidade e do contingente de pessoas idosas na população demanda a realização de ações em saúde com o objetivo de garantir a atenção integral para pessoas com 60 anos ou mais (RBC, 2021). Da mesma forma, o município de Arroio do Tigre vem sofrendo esse processo de envelhecimento da população, de um total de 13.413 habitantes em 2020, 18% era idoso (DATASUS, 2021). Em 2010 essa proporção era de 12,9% (IBGE, 2010). Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Unidos pela Saúde (lócus da experiência), de uma população de 2119 usuários cadastrados, 498 é de idosos, o que representa que 23,5% da população cadastrada deste ESF são de idosos (PEC E-SUS, 2021). O envelhecimento populacional traz profundas consequências nas condições de saúde da população, em especial, para a população idosa que possui maior carga de doenças crônicas e incapacidades funcionais. As principais causas de internações de idosos de Arroio do Tigre, no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, foram as doenças circulatórias (23%), as doenças infecciosas e parasitárias (17,8%) e as doenças respiratórias (17,2%) (DATASUS, 2022). Quanto a mortalidade, as principais causas de óbitos dos idosos de Arroio do Tigre em 2020 foram as doenças do aparelho circulatório (32,2%), as causas externas (19,3%) e as neoplasias (16,1%) (DATASUS, 2020). Nota-se, a partir do perfil de morbimortalidade da população idosa, a complexidade da atenção à saúde dos idosos, o que demanda um cuidado adequado que promova a manutenção e/ou recuperação da funcionalidade do idoso. A saúde das pessoas idosas resulta da integração de diversos fatores, sendo eles a saúde física e mental, a interação social, condições de independência e autonomia nas atividades cotidianas. Assim, a saúde da pessoa idosa é traduzida pela capacidade funcional. A meta de qualquer ação voltada para a população idosa deve ser promover a capacidade funcional (BRASIL, 2006). O município de Arroio do Tigre comprometido com a qualificação da saúde da pessoa idosa realizou a adesão na Rede Bem Cuidar RS (RBC RS) por meio da ESF Unidos pela Saúde. O programa permitia apenas a adesão de uma equipe por município. A RBC RS foi lançada em 2021 e integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção básica oferecidos à população gaúcha, sendo nesse primeiro ciclo o foco para a qualificação da atenção à saúde do idoso (RBC, 2021).
Objetivos
Discutir e qualificar fluxos, processos de trabalho e atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde; Estabelecer carga horária protegida para ações de educação continuada com enfoque na saúde da pessoa idosa; Estratificar o risco para qualificação do cuidado de cada idoso por meio da avaliação multidimensional em saúde da pessoa idosa; Qualificar o cuidado da pessoa idosa de acordo com a estratificação do risco por meio da elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares de forma multidisciplinar;
Metas
  1. Mínimo de duas reuniões de equipe mensais para o planejamento da organização da atenção à saúde da pessoa idosa na rede de atenção à saúde;
  2. 100% de participação dos profissionais de saúde da equipe nos cursos EaD sobre atenção à saúde do idoso indicados;
  3. 10% dos idosos do território de atuação da equipe de saúde com a avaliação multidimensional da pessoa idosa realizada;
  4. 100% dos idosos de médio e alto risco identificados na avaliação multidimensional com o Projeto Terapêutico Singular realizado;
Público alvo
Dos 52 idosos, todos residem no meio rural, a faixa etária atendida na experiência concentra 13 idosos de 60 a 65,13 idosos 66 a 70 anos, 14 idosos de 71 a 75 anos, 7 idosos de 76 a 80 anos e 5 idosos de 81 a 90 anos, destes 40 são idosos de baixo risco.
Divulgação
Por meio do convite dos profissionais de saúde durante os atendimentos na Unidade de Saúde e dos Agentes Comunitários nas visitas domiciliares, nas publicações no Facebook e Instagram da Unidade de Saúde, nos avisos da rádio local e cartazes.
Número de participantes
52
Atividades
Em outubro do ano de 2021, foi implementada a Rede Bem Cuidar no ESF Unidos pela Saúde, consequentemente foram organizadas as ações, que envolveram reuniões de equipe, cursos de educação permanente, mutirão de avaliação multidimensional do idoso e aplicação dos Projetos Terapêuticos Singulares. Todas essas ações tem como objetivo qualificar a assistência a saúde do idoso, contemplando idosos dependentes, semi independentes e independentes situados no território de abrangência da ESF. A motivação para realização da experiência baseou-se no aumento do envelhecimento da população, junto a este o crescimento das doenças crônicas e limitações funcionais, a caminhada da política de saúde do idoso no município e a adesão da Rede Bem Cuidar. Com reuniões quinzenais desde outubro de 2021 foi qualificado o processo de trabalho da equipe, houve a adequação dos fluxos da rede, bem como a organização da linha de cuidado do idoso e capacitação para equipe. Através dos cursos Abordagem Familiar e Manejo das Fragilidades da Rede de Apoio-nível médio e técnico-UNASUS e Atenção a Saúde do Idoso na Atenção Primária- nível superior- AVASUS, qualificou-se a atenção com o idoso para melhoria da qualidade de vida. Realizado o mapeamento dos idosos, através do Agente Comunitário de Saúde através da aplicação do VES-13(Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável) da Caderneta de Saúde do Idoso. A partir disso, a população idosa adscrita é convidada a comparecer ao mutirão de saúde, organizado em estações de atendimento, contemplando as áreas psicossocial, nutrição, fisioterapia, enfermagem, odontologia e agentes comunitários de saúde, onde foi aplicado o instrumento IVCF- 20 (Índice de Vulnerabilidade Clínico- Funcional-20). O Mutirão foi realizado nas diferentes áreas adscritas da ESF Unidos pela Saúde. A partir do mutirão foi iniciado a aplicação do Projeto Terapêutico Singular dos 12 idosos de moderado a alto risco clínico-funcional e os outros 40 idosos de baixo risco serão acompanhados através de consulta e monitoramento pela equipe de saúde, a ação será contínua e se estenderá a 100% dos idosos do território. É importante ressaltar, que a experiência teve êxito, devido a trajetória da Política de Saúde do Idoso no município, com a implantação da caderneta do idoso, capacitações e educação permanente, encontros regionais, mapeamento e intensificação do cadastramento da população idosa.
Resultados
Os resultados foram bastante significativos no que tange a atenção integral a saúde do idoso: organização da oferta integral de cuidados, monitoramento da oferta, da demanda e do acesso das pessoas idosas ao serviço de saúde, com classificação de fragilidades e atenção prioritária para a promoção e prevenção dos agravos em saúde, qualificação dos processos, a realização da avaliação multidimensional, projeto terapêutico singular, com discussão de casos e planejamento das ações por todos da equipe, acolhimento e escuta qualificada com conscientização do atendimento prioritário para as pessoas idosas, formação dos profissionais de saúde e ação sustentada de educação permanente, utilização da caderneta de saúde do idoso enquanto estratégia prioritária por todas as áreas profissionais e de abrangência do território, reuniões de equipe instituídas, ações inseridas e pactuadas no plano e programação de saúde, interlocução e ações compartilhadas de forma sistemática com a rede intersetorial, principalmente com o conselho municipal do idoso e o Grupo Técnico Intersetorial de Enfrentamento da Violência.

Ficha técnica

Município:
ARROIO DO TIGRE
Instituição Responsável:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Coordenação da experiência:
Xavéle Braatz Petermann e Graziele Busatto
Email da coordenação:
grazisatto@yahoo.com.br
Telefone institucional:
(51) 3747-1105
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Parceiros:
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Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br