Identificação da Experiência

Projeto CASADEMIA

Ano da experiência : 
2020
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
Paulista
Instituição Responsável: 
Secretaria de Saúde - Prefeitura do Paulista
Parceiros: 
xx
Coordenação da experiência: 
Nathalia Reis
Telefone institucional: 
(81) 9883-81771
Email da coordenação: 
atividadefisicaesaude.paulista@gmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Atividade Física

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Os programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde, desenvolvidos no município do Paulista, visam à promoção de hábitos saudáveis para a vida com destaque à prática de atividades físicas para a população em geral, em especial para o público idoso. Diante da Pandemia do COVID-19, diversos cenários foram modificados para o atendimento as normas de segurança de cunho sanitário, bem como, para o bem comum de todos. Uma destas modificações foi a paralisação das atividades físicas ofertadas no formato presencial pelos Programas, em virtude da necessidade de isolamento social para contenção da disseminação do vírus. Como estratégia para manutenção da oferta das atividades, do vínculo emocional, suporte à saúde e do acompanhamento dos usuários, foi criada, pela equipe de profissionais de educação física dos Programas, a “Casademia Saúde em Movimento”, plataforma de compartilhamento de materiais audiovisuais que reforça a importância da prática de atividades físicas mesmo diante do isolamento social.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Viabilizar a continuidade da promoção e assistência à saúde dos usuários dos Programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde, desenvolvidos no município do Paulista, descrevendo a adaptação estrutural destes frente à pandemia do COVID-19.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Ampliar o acesso ao uso de tecnologias por idosos/usuários em 50%
Produzir conteúdos acessíveis a 100% dos usuários

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
A experiência foi desenvolvida para atender a população do município do Paulista/PE, tendo sido no entanto, os conteúdos acessados também por indivíduos de outros estados do país.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos de ambos os sexo, em sua maioria, no entanto, do sexo feminino; em sua maioria usuários de medicações de uso contínuo; que apresentam determinada dependência de locomoção
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através das redes sociais dos Programas, grupos de whatsapp dos polos dos Programas e aviso nos encontros presenciais.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
A participação ocorreu por demanda espontânea
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
500
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
O Projeto foi desenvolvido para garantir o acesso a pratica de atividades físicas sistematizadas mesmo durante o período de isolamento, sendo a participação no mesmo feita por demanda espontânea. De forma gradual, a plataforma CASADEMIA, chegou a 1.500 usuários, número atual de integrantes. 2020 - 800 2021 - 1500
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
1500
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
De acordo com relatos dos participantes, a desistência ocorreu por falta de estímulo para realizar a atividade em casa, sozinhos e/ou falta de familiarização com o uso das plataformas tecnológicas.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
A intervenção foi realizada em 04 etapas: avaliação, identificação, estruturação e divulgação. A metodologia definida foi de criação de uma plataforma online para realização de lives de aulas de atividades físicas, eventos comemorativos e ações de educação em saúde, a qual também foi alimentada com informativos de educação em saúde e vídeo aulas. O Facebook foi a plataforma utilizada para realização das aulas ao vivo, lives, desenvolvidas pelos profissionais de educação física, para estimular a prática de atividades físicas e auxiliar a equipe multiprofissional na educação popular em saúde nos diálogos com os usuários. Para além desta plataforma, foi utilizado também o recurso Whatsapp para compartilhamento dos arquivos de educação em saúde e vídeos de aulas. Foi ainda desenvolvida, pela equipe de profissionais dos Programas, uma cartilha de orientação à caminhada; a qual foi distribuída de forma impressa, em pontos de distribuição nos polos de atividades, para os usuários. Assim, eram compartilhadas nas segundas e quartas vídeos aulas de atividades físicas sistematizadas pelos grupos de whatsapp e plataforma CASADEMIA, nas Terças e Quintas vídeos ou materiais digitais sobre educação em saúde, também nos grupos de whatsapp e plataforma CASADEMIA e nas sextas, a realização de uma live temática de atividade física sistematizada na plataforma CASADEMIA.Dentro do cenário supracitado, foi possível garantir aos usuários dos Programas Academia da Saúde e Saúde em Movimento, o acesso diário a atividades físicas para serem realizadas em casa ou em ambiente externo, de forma individual, bem como, o acesso a informações complementares de promoção à saúde. Foram realizadas 116 videoaulas, 62 lives, 12 eventos comemorativos e centenas de conteúdos informativos estruturados para manter a rotina do programa e rodas de diálogo, até o momento. A plataforma permanece ativa e sendo alimentada. As interações nas redes sociais foram incentivadas com atividades participativas, criação de murais e eventos, com feedback positivo nos questionários avaliativos.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Dificuldade de uso das plataformas digitais por parte dos usuários.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Após a implantação foi observado um aumento no número de participantes, como resposta positiva as intervenções instrutivas dos profissionais juntos aos usuários quanto ao uso das plataformas digitais. Além desta, foi possível observar os horários e conteúdos mais viáveis para cada atividade, sendo realizados os ajustes necessários para atingir o maior número de usuários. Para além da plataforma digital, quando foi sanitariamente possível retornar presencialmente as atividades, ainda que de forma parcial, foi desenvolvida também, com base na identificação da necessidade dos usuários, uma cartilha de orientação de caminhada e alongamentos para realização individual e em espaço aberto.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Aumento em 200% do número de participantes objetivado
Produção de 116 video aulas
Produção de 62 lives temáticas de atividades físicas sistematizadas
Realização de 12 eventos comemorativos
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
- Acompanhamento do aumento de participantes na plataforma; - Levantamento do número de conteúdos produzidos; - Feedback dos usuários quanto a participação nas atividades;
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
- Manutenção do acesso a prática de atividades físicas sistematizadas, especialmente durante o período de isolamento social; - Aumento da familiarização da população idosa com o uso de recursos digitais; - Competência e disponibilidade da equipe de profissionais envolvidos.
Quais as limitações da experiência?: 
- Acessibilidade por parte dos usuários.
2020
-
Nordeste
Projeto CASADEMIA
Introdução
Os programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde, desenvolvidos no município do Paulista, visam à promoção de hábitos saudáveis para a vida com destaque à prática de atividades físicas para a população em geral, em especial para o público idoso. Diante da Pandemia do COVID-19, diversos cenários foram modificados para o atendimento as normas de segurança de cunho sanitário, bem como, para o bem comum de todos. Uma destas modificações foi a paralisação das atividades físicas ofertadas no formato presencial pelos Programas, em virtude da necessidade de isolamento social para contenção da disseminação do vírus. Como estratégia para manutenção da oferta das atividades, do vínculo emocional, suporte à saúde e do acompanhamento dos usuários, foi criada, pela equipe de profissionais de educação física dos Programas, a “Casademia Saúde em Movimento”, plataforma de compartilhamento de materiais audiovisuais que reforça a importância da prática de atividades físicas mesmo diante do isolamento social.
Objetivos
Viabilizar a continuidade da promoção e assistência à saúde dos usuários dos Programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde, desenvolvidos no município do Paulista, descrevendo a adaptação estrutural destes frente à pandemia do COVID-19.
Metas
  1. Ampliar o acesso ao uso de tecnologias por idosos/usuários em 50%
  2. Produzir conteúdos acessíveis a 100% dos usuários
Público alvo
Idosos de ambos os sexo, em sua maioria, no entanto, do sexo feminino; em sua maioria usuários de medicações de uso contínuo; que apresentam determinada dependência de locomoção
Divulgação
Através das redes sociais dos Programas, grupos de whatsapp dos polos dos Programas e aviso nos encontros presenciais.
Número de participantes
1500
Atividades
A intervenção foi realizada em 04 etapas: avaliação, identificação, estruturação e divulgação. A metodologia definida foi de criação de uma plataforma online para realização de lives de aulas de atividades físicas, eventos comemorativos e ações de educação em saúde, a qual também foi alimentada com informativos de educação em saúde e vídeo aulas. O Facebook foi a plataforma utilizada para realização das aulas ao vivo, lives, desenvolvidas pelos profissionais de educação física, para estimular a prática de atividades físicas e auxiliar a equipe multiprofissional na educação popular em saúde nos diálogos com os usuários. Para além desta plataforma, foi utilizado também o recurso Whatsapp para compartilhamento dos arquivos de educação em saúde e vídeos de aulas. Foi ainda desenvolvida, pela equipe de profissionais dos Programas, uma cartilha de orientação à caminhada; a qual foi distribuída de forma impressa, em pontos de distribuição nos polos de atividades, para os usuários. Assim, eram compartilhadas nas segundas e quartas vídeos aulas de atividades físicas sistematizadas pelos grupos de whatsapp e plataforma CASADEMIA, nas Terças e Quintas vídeos ou materiais digitais sobre educação em saúde, também nos grupos de whatsapp e plataforma CASADEMIA e nas sextas, a realização de uma live temática de atividade física sistematizada na plataforma CASADEMIA.Dentro do cenário supracitado, foi possível garantir aos usuários dos Programas Academia da Saúde e Saúde em Movimento, o acesso diário a atividades físicas para serem realizadas em casa ou em ambiente externo, de forma individual, bem como, o acesso a informações complementares de promoção à saúde. Foram realizadas 116 videoaulas, 62 lives, 12 eventos comemorativos e centenas de conteúdos informativos estruturados para manter a rotina do programa e rodas de diálogo, até o momento. A plataforma permanece ativa e sendo alimentada. As interações nas redes sociais foram incentivadas com atividades participativas, criação de murais e eventos, com feedback positivo nos questionários avaliativos.
Resultados
Após a implantação foi observado um aumento no número de participantes, como resposta positiva as intervenções instrutivas dos profissionais juntos aos usuários quanto ao uso das plataformas digitais. Além desta, foi possível observar os horários e conteúdos mais viáveis para cada atividade, sendo realizados os ajustes necessários para atingir o maior número de usuários. Para além da plataforma digital, quando foi sanitariamente possível retornar presencialmente as atividades, ainda que de forma parcial, foi desenvolvida também, com base na identificação da necessidade dos usuários, uma cartilha de orientação de caminhada e alongamentos para realização individual e em espaço aberto.

Ficha técnica

Município:
Paulista
Instituição Responsável:
Secretaria de Saúde - Prefeitura do Paulista
Coordenação da experiência:
Nathalia Reis
Email da coordenação:
atividadefisicaesaude.paulista@gmail.com
Telefone institucional:
(81) 9883-81771
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atividade Física
Parceiros:
xx
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
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