O que motivou a realização dessa experiência?:
O município de Goiânia aderiu à Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, considerando a importância desse instrumento na qualificação do atendimento em saúde a esse segmento populacional no município de Goiânia. Assim, foi realizado a capacitação e sensibilização dos profissionais atuantes na rede básica de atenção à saúde, com o intuito de sensibilizar sobre a relevante ação de distribuição orientada da caderneta de saúde da pessoa idosa e da adesão do usuário. A proposta foi motivada pelo empenho da equipe em realizar as capacitações por meio de oficinas temáticas e uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Destaca-se que a proposta envolveu os Distritos Sanitários, o que possibilitou ampliar a capacitação para um maior número de profissionais.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
O objetivo principal dessa proposta foi aderir à Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa de forma efetiva e qualificada. Assim, buscamos envolver as equipes dos Distritos Sanitários, afim de ampliar a capacitação para um maior número de profissionais, que pudessem socializar as orientações com o maior número de profissionais de seus espaços de trabalho. Foram realizadas várias reuniões entre a equipe organizadora, que optou por realizar as oficinas de capacitação. Foram utilizadas metodologias ativas participativas, com preenchimento de todos os campos da caderneta, sendo discutidos por meio de grupos de trabalho e após a discussão e preenchimento, os profissionais socializaram suas contribuições durante o processo de formação na oficina temática. Foram realizados 8 oficinas e cada encontro teve a duração de 6 horas, sendo 07 nos Distritos Sanitários e 01 no Hospital de Dermatologia Sanitária em Parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. As oficinas foram finalizadas com as apresentações de conteúdos pertinentes à saúde das pessoas idosas, pelas organizadoras das oficinas de capacitação. Foram aplicadas avaliações e listas de frequências para melhor acompanhamento de pontos fortes, bem como análise para propor melhorias nos processos de trabalho, afim de qualificar os atendimentos nesse nível de atenção à saúde.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Sensibilizar 100% dos profissionais atuantes na rede de atenção básica em saúde do municipío, voltados ao atendimento à pessoa idosa.
Realizar oficinas temáticas, contemplando os 07 Distritos Sanitários de Goiânia
Contribuir para a qualificação do atendimento à pessoa idosa no município de Goiânia
Promover a adesão da população idosa do município de Goiânia à Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
idosos de ambos os sexos, atendidos nas unidades de saúde da rede básica de atenção à saúde.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
Foi divulgada por meio de grupos de atendimento aos idosos; eventos realizados nos Distritos Sanitários; Reuniões em Unidades de Saúde e eventos locais.
Onde foi desenvolvida?:
A experiência contemplou o município de Goiânia, abrangendo todos os Distritos Sanitários da capital, com vistas a abranger idosos de ambos os sexos, atendidos nas unidades de saúde da rede básica de atenção à saúde.
Como os idosos foram selecionados para participar?:
A participação foi aberta a todo o público idoso atendido em unidades de saúde ou participante dos eventos realizados na abrangência dos Distritos Sanitários
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?:
A experiência de implementação da entrega das cadernetas encontra-se em andamento no município de Goiânia e até o momento foram distribuídas 39.255 cadernetas por meio das Unidades de Saúde.