Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
A forma de divulgação é através dos encontros que acontecem três vezes pro semana com as ESFs cada encontro o Fisioterapeuta junto com a Educadora Física realizamos ginástica laboral e também divulgamos as nossas atividades com a utilização dos acessórios para estar ajudando na qualidade de vida deles.
No ambiente domiciliar o Fisioterapeuta ensina os cuidadores como utilizar os andadores, pedaleiras,órteses, e alicates, para que os mesmos auxiliem no tratamento, devido estarem diariamente com esses idosos soube seus cuidados.
Ensinando como deambular com o auxilio do andador, a postura que deve ser utilizada, como fixar a pedaleira e posicionamento de pernas e pés, ensinando mudança de decúbito para evitar possíveis escaras, exercícios simples de mobilização passiva e ativo assistido, alongamentos simples de membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII).
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
Lembrando sempre que são 07 bairros da cidade para uma só equipe do NASF-AB 02 cobrir, sendo 03 dias de atendimentos na UBS José Resk Maklouf e 02 dias na UBS Manoel Mendes, daí a importância desses acessórios e principalmente o auxilio dos cuidadores para realizar essa tarefa, por ser apenas 01 Fisioterapeuta para realizar e cobrir toda essa área, essa é a grande dificuldade encontrada pelo NASF-AB 02.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
Os idosos com mais índices de quedas que passaram a ter o auxilio do andador reduziram para 0% risco de quedas e consequentemente de fraturas, também tiveram mais independência em seus domicílios, os pacientes que passaram a utilizar as pedaleiras melhoraram seu condicionamento físico, prevenindo encurtamentos musculares, ganhando mais força em MMSS e MMII, intensificando assim o tempo de recuperação, auxiliando no tratamento do Fisioterapeuta e melhorando sua qualidade de vida e consequentemente sua autoestima.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
Ampliou o acesso a fisioterapia;
Preveniu e diminuiu para 0% numero de quedas e fraturas;
Acelerou o processo de reabilitação de sequelados de AVE;
Diminuiu o números de casos de escaras em acamados;
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
Obteve-se 125 idosos sendo 43 sequelados AVE, 15 com Alzheimer,7 com Parkinson, 26 com Osteoartrose e 50 Hipertensos. Confeccionou-se até o momento 04 pedaleiras, 06 andadores, 03 órteses de mão, 50 alicates para músculos flexores e extensores de membros superiores. Dos 43 casos de AVE, 22 já foram atendidos, totalizando 51,1% , casos de Alzheimer 15, 06 atendidos , totalizando 40%, caos de Parkinson 07, 04 atendidos, totalizando 57,1%, casos de Osteoartrose 26, 24 atendidos , totalizando 92,3%, e foram distribuídos para 50 Hipertensos , 50 alicates para melhorar a força dos músculos flexores e extensores de antebraço,os mesmos reclamavam muito de fraqueza e falta de força para pegar objetos simples em seus domicílios . Número de queda 0% ,número de atendimentos de 2018 - 722 atendimentos , número de atendimento de 2019 até 30 de junho -391 atendimentos
Com que frequência se reúne?:
uma vez por mês nós do NASF-AB 02 (Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicóloga, Educadora Física) nos reunimos com cada ESF para discussão de caso.
Quais os pontos positivos da experiência?:
É trabalhar duas principais metas da fisioterapia , que é a prevenção e a reabilitação na qual facilitou bastante a vida dos idosos, familiares e cuidadores nos ambientes domiciliares. Intervenção que era de 0% e alcançou um grande número de idosos, melhorando a qualidade de vida, recuperando a independência de suas ações e sua autoestima, com aparelhos extremamente acessíveis, mostrando claramente a importância dos cuidados que se deve ter com as pessoas que um dia cuidaram de nós e hoje precisam dos nossos cuidados.
Quais as limitações da experiência?:
A grande dificuldade fica por conta dos recursos financeiros, por mais que sejam de baixo custo, 57,89% mais barato que o vendido no mercado, tem famílias que não podem custear devido suas condições financeiras, e as que podem é feito um trabalho de convencimento muito grande mostrando para as famílias as vantagens de investir na melhoria da qualidade de vida do idosos.