2013
-
Centro-Oeste
Escola de Avós
projeto de socialização e cidadania do idoso

A despeito das ações educacionais estarem concentradas na infância e na juventude, é necessário o desenvolvimento de ações centradas na educação para a população adulta e também para os idosos. Não se propõe oferecer a este grupo a mesma estrutura da educação de jovens, mas sim de oferecer acesso a ações com base na educação, socialização, promoção da saúde e do bem estar. Um programa que valorize a cidadania.

A Escola de Avós foi iniciada no Distrito Federal em 27/11/2010 em Ceilândia, no ano de 2011. Cinco regionais de saúde realizaram: Recanto das Emas, Regional Sul, Ceilândia, Guará e Brazlândia. Em 2012 por problemas nos localis de realização da atividade só Ceilândia continuou participando. Em média 100 idosos participam de cada Escola de Avós. Atualmente 10 das 15 regionais de saúde já realizam a atividade tendo como parceiro principal com os Centros Olímpicos, da Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal. A meta é que ao final de 2013 todas as regionais estejam atuando regularmente.

A “Escola de Avós” consiste na abertura de um espaço público ou não, em cada uma das 15 regionais de saúde do Distrito Federal, em um sábado de cada mês, de 8.30: às 12:00, com o objetivo de oferecer aos cidadãos idosos diversas atividades que possam contribuir para o crescimento cognitivo, bem estar e promoção da saúde. É um programa que tem como colaboradoras instituições governamentais (Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Especial do Idoso, Secretaria de Ação Social e Transferência de Territórios, Secretaria de Esporte e Lazer, Corpo de Bombeiros e Escola Técnica de Saúde – ETESB/ FEPECS), além da participação de instituições privadas e/ou filantrópicas como o SESC, Liga de gerontologia/UnB, Pastoral da Pessoa Idosa e eventualmente, órgãos de comunicação e clubes de serviço. A coordenação do projeto é responsabilidade da coordenação da central e regional de saúde do idoso no Distrito Federal.

Tem-se como premissa básica que a Escola de Avós não seja um acontecimento ocasional para mobilizar, sem outro motivo, os idosos e sua família, mas uma atividade constante cuja manutenção esteja vinculada à mobilização da sociedade. Ainda que as três secretarias de Estado estejam envolvidas, propõe-se que a comunidade se organize e ofereça recursos, particularmente humanos, para o funcionamento da escola.

As atividades básicas que devem ser realizadas na Escola de Avós são:
- Área da saúde: preenchimento de uma ficha de avaliação da saúde e vida do idoso, orientações de ações de promoção e prevenção quanto a saúde, saúde bucal, aferição de pressão arterial, glicemia, atividades das práticas integrativas (dança sênior, automassagem, tai chi chuan), oficinas de memória, entrega de atestados de saúde para a realização de atividade física, atividade física.
- Área Social: orientações quanto benefícios sociais e de cidadania, oficinas de artesanato, oficinas de reciclagem.

Ficha técnica


Município: 
DF

Instituição Responsável: 
Secretaria de Estado de Saúde


Coordenador da experiência: 
Helenice Gonçalves

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(61) 3348-6260



Categoria da experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br