TÍTULO COMPLETO: Grupo de Artesanato de Bem com a Vida - Unidade Básica de Saúde Cruzeiro “Tecendo Vidas”
INTRODUÇÃO
O grupo surgiu da necessidade de criar um espaço de troca e escuta para mulheres, na sua maioria idosas, na faixa etária dos 60 anos. O perfil analisado apontou predomínio de aposentadas e sozinhas, que criaram seus filhos e netos que atualmente exercem suas profissões com jornada de trabalho e que os fazem ausentes do convívio familiar.
OBJETIVOS
O objetivo dos encontros é a promoção da convivência entre as mulheres e a troca de experiências para o “envelhecimento ativo”, bem como proporcionar cuidados em saúde para que possam ser agentes de uma vida saudável e aprendam e multipliquem entre elas diversos saberes que vão além do artesanato, ampliando sua motivação para o trabalho e vivência coletiva a partir do fortalecimento de vínculos.
METAS
- Criação de espaços de discussão e reflexão sobre as questões de sua vida cotidiana, compartilhando vivências e aprendizados.
- Planejamento das ações em saúde e monitoramento da sequência dos cuidados.
- Estreitamento das relações de aproximação e comprometimento desta comunidade com o serviço de saúde.
PÚBLICO-ALVO
Mulheres, na sua maioria idosas, na faixa etária dos 60 anos, com predomínio de aposentadas e sozinhas.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
17
DIVULGAÇÃO
Através de convites repassados pelas primeiras usuárias participantes e agentes comunitários de saúde.
ATIVIDADES
Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, na parte da tarde e mesclam atividades de saúde multiprofissional, com orientações e acompanhamento contínuo de condições de saúde das mulheres participantes, através de palestras educativas e monitoramento de indicadores (aferição de pressão arterial, peso, altura, glicemia, etc.). Em seguida, acontecem os trabalhos de artesanato, conforme material disponível e capacidades individuais, mesclado com diálogo entre todas as envolvidas.
EQUIPE
O grupo teve início com o envolvimento do gestor do serviço de saúde local, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O gestor se encarregou de viabilizar espaço físico e demandas de recursos humanos; os agentes comunitários se prontificaram a divulgar e manter a continuidade do grupo, juntamente com a equipe de enfermagem.
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
O espaço físico consiste na sala de espera da Unidade Básica de Saúde Cruzeiro. Os materiais e equipamentos utilizados são doados pela comunidade ou propriedade particular das usuárias participantes, e se baseiam em agulhas diversas, tesouras, fitas métricas e máquinas de costura. Os insumos são representados por tecidos, retalhos, aviamentos, lãs e linhas de diferentes caracterizações.
Os recursos financeiros são provenientes de doações das próprias integrantes do grupo ou obtidos em brechós onde ocorre a venda dos produtos confeccionados nos encontros.
RESULTADOS
O trabalho realizado permitiu que as mulheres envolvidas ampliando sua motivação para o trabalho e vivência coletiva a partir do fortalecimento de vínculos, além de aprenderem e ao mesmo tempo, repassarem novas técnicas de artesanato entre si.