TÍTULO COMPLETO: Programa Acompanhante de Idosos, produz a “Multimistura como Suplemento alimentar, no auxílio terapêutico aos seus idosos com Sarcopenia”
INTRODUÇÃO
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Iguatemi, Programa do Sistema Único de Saúde (SUS) teve início em março de 2018, com a seleção de 120 idosos para o programa. Entre os selecionados, encontramos idosos em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, precário acesso a cuidados e a uma inadequada ingesta proteica calórica, fazendo com que alguns desses pacientes tenha uma redução da massa muscular esquelética importante (Sarcopenia), fato associado a uma redução de força e desempenho físico e, consequentemente, maior risco de quedas e limitação das atividades da vida diária. A enfermeira Débora Barbosa, no período de 2006 a 2008, participou juntamente com a Pastoral da Criança no Vale do Jequitinhonha/Minas Novas - MG (comunidade de Cruzinha) da experiência na fabricação e distribuição da multimistura às crianças de baixo peso com deficiência nutricional. Ao ser admitida no Programa PAI Iguatemi (região de São Mateus), se depara com um contexto de realidade semelhante ao de nossos idosos, despertando o desejo de implantar a multimistura, adaptada para um público adulto/idoso, com ingredientes nutricionais com orientação de médico e nutricionista. A produção da multimistura seguiu as normas orientadas no Regulamento técnico para produtos cereais (amido, farinha e farelos) – Resolução/Publicação – RDC nº 262 e publicação no D.O.U. e ANVISA em setembro/2005.
OBJETIVOS
- Com consumo da multimistura, associada às demais refeições realizadas pelos pacientes, esperávamos melhorar as condições físicas e qualidade de vida dos idosos, restabelecendo o equilíbrio, evitando quedas e melhorando as atuações das atividades de vida diária. Além disso, a introdução de um suplemento alimentar acessível, desperta nos idosos e familiares o desejo de melhorar o padrão alimentar diário.
METAS
- Selecionar os participantes para inclusão no projeto, realizando a antropometria (domicilio);
- Adquirir ingredientes para a fabricação da multimistura, de forma ininterrupta e regular para suprir as necessidades;
- Distribuir a multimistura para os idosos selecionados continuamente acompanhando e estimulando-os ao consumo.
- Monitorar a melhora da autoestima do idoso, o aumento da massa muscular esquelética, a disposição e o desempenho físico.
PÚBLICO-ALVO
Pacientes com magreza e alterações antropométricas e IMC inferior à 23 e com circunferência da panturrilha inferior à 31 cm (OMS).
NÚMERO DE PARTICIPANTES
12
DIVULGAÇÃO
Através de reuniões (Gestores da saúde, Conselhos Gestores, comunidade...), cartazes na região. Constatação da própria equipe multi, ao deparar com pacientes de baixíssimo peso, déficit calórico (proteínas e vitamina), sedentarismo e tabagismo.
ATIVIDADES
A multimistura enriquecida com proteína foi pensada e direcionada especificamente para os idosos com sarcopenia. Pensamos em fortificar, restabelecer as atividades da vida diária, prevenir quedas, fortalecer o idoso fisicamente e aumentar a massa muscular. Foi explicado todos esses benefícios para os idosos, cuidadores e familiares para que todos tenham a compressão no incentivo e estimulação no consumo diário da multimistura. São realizadas visitas domiciliares dos cuidadores do PAI, que acompanham o uso da multimistura, além das visitas de enfermagem, para o monitoramento do peso e medida da panturrilha. As visitas da médica e da assistente social são agendadas conforme necessidade de controle. Os idosos recebem a orientação de usar duas colheres de sopa da multimistura por dia, em vitaminas, frutas, sucos, iogurtes e comida; armazenar o produto na geladeira com data de validade de 4 meses à partir da data de fabricação quando bem armazenado.
EQUIPE
01 Coordenadora (assistente social/gerontóloga)
01 Enfermeira
01 Médica Clínica
01 Assistente Social
02 Auxiliares de
10 Acompanhantes de idosos
01 Assistente Técnico Administrativo
01 Motorista
02 Nutricionistas (1 REDE e 1 voluntária).
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Balança e fita antropométrica (no domicílio do idoso);
- Espaço para fabricação adequada: cozinha industrial (forno, formas, triturador, talheres, sacos plásticos, etiquetas com identificação dos ingredientes da mistura) com a mão de obra dos colaboradores do Programa PAI;
- Ingredientes Utilizados: Farinha de soja, albumina em pó, fubá, farelo de trigo, farelo de aveia, semente de abóbora, gergelim com pele, farinha de linhaça dourada, levedo de cerveja, farinha de chia e farinha de banana verde.
Empréstimo da cozinha industrial e utensílios cedidos pela igreja de São Pedro Apóstolo (São Mateus); Balança e fita antropométrica (doação da própria equipe do Programa PAI); as embalagens e ingredientes para o preparo da multimistura são comprados através de recurso financeiro angariado pela própria equipe. A mão de obra é da própria equipe (Enfermeira e 3 Cuidadores). Gastamos em média R$ 180,00 suprindo a necessidade e quantidade do consumo aos 7 pacientes à cada 2 meses.
RESULTADOS
Entusiasmo dos idosos em perceber os benefícios da multimistura, o aumento qualitativo da massa muscular e o crescimento da confiabilidade no sucesso do projeto por toda equipe, com propósito de expansão, favorecendo futuramente a outros pacientes com necessidades de um suplemento alimentar.