TÍTULO COMPLETO: Passeio acompanhado por profissionais para minimizar efeitos negativos do internamento
INTRODUÇÃO
O Hospital do Idoso Zilda Arns, é um hospital de média complexidade onde os pacientes são na maioria idosos com doenças crônicas, ameaçadoras da vida que causam limitação funcional, e muitas vezes confusão mental ou até mesmo Delirium que é um marcador negativo para recuperação do paciente. Percebemos então que tirar o paciente do meio que está sendo prejudicial pode favorecê-lo na recuperação, desde o momento em que está estável dentro de uma unidade de terapia intensiva ou em leitos de unidade de internação. O passeio externo em bosque ou solarium, acompanhado por profissionais da equipe multidisciplinar pode favorecer a recuperação e minimizar os efeitos negativos que o internamento causa nos idosos.
OBJETIVOS
Esta iniciativa surgiu no intuito de minimizar os efeitos negativos que o internamento pode causar em idosos, desde a imobilidade, confusão mental e até mesmo no delirium, aumentando a chance de ser desospitalizado o mais precoce possível e com o máximo de funcionalidade. Socialização e qualidade de vida mesmo durante o internamento, que é um fator estressor para o idoso.
METAS
- Integração multidisciplinar na atenção plena ao idoso;
- Qualidade de vida mesmo durante o internamento;
- Socialização para minimizar os efeitos estressores do internamento;
- Integralidade no SUS.
PÚBLICO-ALVO
Idosos acima de 60 anos, internados no hospital, estáveis hemodinamicamente.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
2000
DIVULGAÇÃO
Através de reuniões multidisciplinares.
ATIVIDADES
Ao ser avaliado por qualquer profissional da equipe multidisciplinar e identificada a necessidade de retirada do paciente que apresenta limitação funcional ou confusão mental, a saída é organizada durante a rotina.
EQUIPE
18 Fisioterapeutas
02 Terapeutas ocupacionais
01 Psicóloga
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Para locomover o paciente utilizamos cadeira de rodas, em alguns momentos de acordo com a necessidade do paciente ele é removido com torpedo de oxigênio para suporte contínuo, e caso o paciente seja dependente de ventilação mecânica usamos respirador de transporte para facilitar o deslocamento, os casos são avaliados e discutidos de acordo com a demanda e a necessidade de cada paciente.
- Para realizar a atividade basta que os profissionais estejam inseridos no contexto hospitalar, não utilizamos outros recursos para que a ação aconteça.
RESULTADOS
Integralidade a atenção no cuidado ao idoso, proporcionando desospitalização precoce, diminuindo riscos de infecção e mortalidade intrahospitalar. Qualidade no atendimento interdisciplinar. Conforto e qualidade de vida do paciente. Minimizar efeitos negativos do internamento. Garantir integralidade no internamento.