O envelhecimento afeta a funcionalidade do ser humano, dificultando ou impossibilitando o desempenho do idoso nas suas atividades cotidianas de forma independente, comprometendo a capacidade funcional e, consequentemente, a qualidade de vida dos idosos.
Acredita-se que a identificação precoce dos problemas de saúde condicionantes de declínio funcional em pessoas idosas na atenção primária favorecerá a prevenção de complicações, bem como evitar internações hospitalares como consequência do declínio funcional senil.
Nesse contexto, foi desenvolvido um estudo descritivo, com delineamento transversal e natureza quantitativa desenvolvido no ano de 2011 em um Centro de Saúde da Família, localizado em um bairro periférico do Município de Fortaleza-Ceará-Brasil. A população do estudo foi composta por 656 idosos cadastrados no Centro de Saúde da Família Francisco Domingos da Silva - Secretaria Regional I, cuja amostra foi composta por 122 idosos. O instrumento de avaliação utilizado no presente estudo foi a Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa, contido no Cadernos de Atenção Básica, n. 19 - Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.
A Avaliação Multidimencional Rápida da Pessoa Idosa foi realizada por enfermeiros e profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do mencionado centro de saúde, composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos e fonoaudiólogos. Além desses, participaram graduandos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza e do curso de educação física também da Universidade de Fortaleza. Para tanto, foi realizada uma capacitação com todos os potenciais entrevistadores contemplando o instrumento de avaliação e os demais instrumentos complementares.
A experiência demonstra que a implementação na atenção básica de saúde de um instrumento multidimensional voltado para a identificação dos declínios funcionais em idosos mostrou-se satisfatório para nortear a avaliação dos aspectos físicos e psicológicos deste grupo etário, bem como para rastrear tais declínios de forma rápida, objetiva e individualizada, podendo, esta atividade ser executada de forma eficaz nas demais localidades municipais e estaduais.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br