A equipe de Saúde local, visando agir de maneira preventiva e terapêutica, promovendo a saúde integral, ou seja, biopsicossocial da população idosa, criou programa de promoção e prevenção da saúde, com intervenções específicas refletindo na Saúde Pública a diminuição de gastos em saúde, como de internação, institucionalização, mortalidade e principalmente obtendo um número maior de idosos independentes envelhecendo com dignidade e qualidade de vida.
O objetivo consiste em viabilizar uma política de Atenção Integral a Saúde do Idoso, tendo como objetivo a promoção de saúde, qualidade de vida, assistência e reabilitação. Sendo as principais metas: aprimorar, manter e recuperar a capacidade funcional, valorizando a independência física e mental da pessoa idosa, redescobrindo possibilidades de viver sua própria vida como também a fase do ciclo vital, com a melhor qualidade possível. Pretende Oferecer atendimento adequado com uma equipe multiprofissional e atenção integral à saúde do Idoso; Atender as necessidades de saúde da pessoa idosa, proporcionando uma porta de entrada na Secretaria Municipal de Saúde para uma avaliação funcional do Idoso, dividindo em categorias: frágil/ vulnerável e ativo/saudável, com intervenções e encaminhamentos necessários; Compor e capacitar equipe multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde para atendimento a saúde do idoso, com profissionais de referência para o programa.
Realizar reuniões técnicas periódicas entre os profissionais envolvidos no programa; Centralizar os programas e atendimentos ao idoso realizados pela S.M.S; implantar protocolo de atendimento a saúde do idoso na Secretaria Municipal de Saúde organizando as ações referentes ao programa e os devidos encaminhamentos; Disponibilizar aos idosos em tratamento de saúde, medicamentos principalmente os de uso contínuo como também exames e consultas; Promulgar e divulgar o protocolo no âmbito das secretarias municipais; Inteirar as secretarias, grupos, entidades envolvidas no atendimento ao idoso com a finalidade de uma melhor integração e efetividade entre as partes; Implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, conforme preconiza o Ministério da Saúde; Melhorar o atendimento da saúde da pessoa idosa, diminuindo sua morbi-mortalidade e internamentos recorrentes.
O Ministério da Saúde criou a Caderneta da Pessoa Idosa para ser implantada em todo o Brasil, sendo que este material chegou em Prudentópolis no ano de 2007 e uma equipe multiprofissional estudou a melhor forma de implantá-la. A caderneta é de suma importância para o acompanhamento do bem estar do idoso como também, através dela deve-se criar um elo entre a pessoa idosa e a Secretaria de Saúde. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis/PR tiveram a preocupação de que este material não fosse apenas mais um mero papel de preenchimento e que através deste instrumento pudesse iniciar um trabalho de qualidade com a pessoa idosa e criar um elo, com o serviço, dando origem ao Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso de Prudentópolis; visto que este programa foi aprovado no Plano Municipal de Saúde/2007.
No inicio a primeira dificuldade foi em montar a equipe para atendimento ao idoso, visto que, não seriam contratados profissionais exclusivos para o PAISIP. Contamos com a colaboração dos profissionais existentes na SMS, que cederam parte dos seus atendimentos para o idoso, ficando nominados profissionais de referência do PAISIP. outra dificuldade encontrada foi um local adequado para o atendimento, resolvido com o empréstimo de uma sala do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por 3 anos. Em 2013, o PAISIP passou a funcionar numa sala própria no UBS . Tivemos dificuldade também, com a sensibilização de cada gestor, para o apoio necessário ao programa. Principalmente no que se refere a parte financeira. Visto que esta Atenção à Pessoa Idosa ainda não recebe verba específica para sua implantação, manutenção e ampliação. Faltou apoio técnico para a capacitação específica para atendimento da pessoa idosa.
A equipe considera, que a aceitação por parte dos Idosos foi positiva, neste momento estamos aplicando um questionário de avaliação do PAISIP, para conhecer melhor a opinião do IdOSOS. Atividades realizadas:atendimento a pessoa idosa é realizado pelos auxiliares de enfermagem, que receberam capacitação pelos profissionais envolvidos no projeto. (Conforme Caderno 19 – MS). Dessa forma, é realizada uma avaliação inicial através da ficha de atendimento individual à pessoa idosa como também entregue a caderneta, sendo a pessoa orientada, acompanhada e quando necessário ela é encaminhada para profissionais de referência que fazem parte da equipe ou a profissionais e órgãos competentes para o caso. Salientamos que, esse Programa está inserido na Atenção Básica de Saúde do nosso município e tem como prioridade a prevenção, tendo expectativas de resultados a médio/longo prazo.O “Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso” iniciou em outubro de 2009, funcionando numa sala cedida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No ano de 2010 o Programa se estendeu nos ESF’s da Vila Mariana e Vila da Luz, como também no interior em 14 Unidades Básicas de Saúde. Em 2012 o atendimento do Programa passou a funcionar no Posto de Saúde - Dr Geraldo, numa sala exclusiva para o PAISIP. A Articulação entre as Redes da Atenção à Saúde ocorre por meio de encaminhamentos aos diferentes serviços da SMS com retorno, CAPS, ambulatório médico e outros profissionais, Laboratório, Odontologia, Programa de órtese e Prótese, Programa de Prevenção ao Cancer de Cólo de útero e de mama. HiperdiaE, articuçaõ intersetorial com CREAS.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br