INTRODUÇÃO
Diante do elevado número de idosos que procuram atendimento no município de Cachoeirinha/RS e no intuito de ampliar o atendimento ambulatorial individual em geriatria e propor novas práticas de cuidado, foi inaugurado em junho de 2017 o Centro de Saúde do Idoso (CSI), que oferece serviço especializado para a população de 60 anos ou mais. Sua conformação deu-se a partir da transferência de um ambulatório de geriatria para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O Centro recebe idosos saudáveis e em situação de vulnerabilidade que tenham sido referenciados pela rede de saúde do Município ou por livre demanda. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional realizado no próprio Centro e no domicílio. Com o objetivo adequar e aprimorar práticas voltadas a promoção e prevenção de agravos a saúde da população idosa, são oferecidas capacitações de aperfeiçoamento na área do envelhecimento para a equipe envolvida.
OBJETIVOS
PÚBLICO-ALVO
Pessoas idosas saudáveis, idosos em situação de vulnerabilidade, idosos frágeis e idosos acamados que necessitam tratamento com equipe de profissionais no próprio domicílio.
DIVULGAÇÃO
A divulgação do Centro se deu a partir de campanhas, páginas online, como a do município e redes sociais.
ATIVIDADES
O ambulatório de geriatria de Cachoeirinha, que era localizado junto a outras especialidades, foi transferido para uma Unidade de Básica de Saúde (UBS). Após a transferência essa UBS que foi reformada, e passou por adaptações, tornando-se por fim em Centro de Saúde do Idoso.
EQUIPE
01 – Coordenadora (Administrativa)
01 – Coordenadora (Técnica)
02 - Administradores
04 – Médicos (2 Geriatras e 2 clínicos gerais)
02 – Enfermeiros
02 – Auxiliares de enfermagem
EQUIPAMENTOS
Estrutura da Unidade Básica de Saúde (4 consultórios, 1 sala de espera, 1 sala de recepção, 2 banheiros).
RECURSOS FINANCEIROS
Não especificado.
RESULTADOS
Após a inauguração do Centro de Saúde do Idoso foram atendidos 780 idosos. Foi observada a maior adesão aos tratamentos recomendados. O número de idosos em tratamento cresceu 10%. Também foi observada melhora no agendamento de consulta. Houve aumento de 90% no número de profissionais da equipe. Além disso, houve um acrescimo de %0% na participação dos idosos em grupos educativos.
|
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br