O que motivou a realização dessa experiência?:
A Transição Demográfica e a Transição Epidemiológica trouxe um grande desafio para o Sistema de Saúde, em razão do aumento da expectativa de vida das pessoas e o aparecimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Estes eventos geraram uma demanda significativa de serviços de saúde aos municípios de todo o país. Muitas destas patologias estão associadas a falta de prevenção e comportamentos inadequados, com poucas ações de promoção de saúde para a construção de hábitos de vida ativos e saudáveis.
Dentro desta premissa, que em Março de 2015, a gestão em saúde do município de Pinhalzinho, em parceria com o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), criou o projeto denominado “ MOVIMENTA PINHALZINHO”.
Atualmente a prevenção de doenças e a promoção de saúde vem garantindo um espaço de destaque dentro das políticas públicas voltadas a área de saúde, pois antecipa futuros eventos desagradáveis, além de promover melhorias na saúde integral da população. E tendo sobretudo, o entendimento que essas práticas oneram menos o Sistema de Saúde do que a recuperação e a reabilitação.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
-Diminuir o sedentarismo entre os idosos, através de práticas de exercícios físicos planejados e orientados por Educadores Físicos, buscando uma melhora na qualidade de vida e saúde dos participantes envolvidos, além de gerar benefícios físicos, mentais e sociais, auxiliando na manutenção da sua capacidade funcional.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Diminuir o sedentarismo entre os idosos
Melhorar a qualidade de vida e saúde dos envolvidos
Manter a capacidade funcional dos idosos preservada
Construir um espaço de socialização e educação em saúde para os idosos
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
Estão envolvidos idosos de ambos os sexos, com maior participação feminina, idade entre 60 e 84 anos, na sua grande maioria independentes e a Hipertensão e Diabetes são patologias que mais prevalecem dentro dos grupos.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
A divulgação acontece através de folder, em grupos de convivência de idosos, em grupos desenvolvidos pela saúde, em jornais, programas de rádio, entre outros.
Onde foi desenvolvida?:
As atividades são desenvolvidas em praças, ginásios, academia de musculação e piscina no município. Desenvolvida em uma praça, quatro ginásios de bairros, dois ginásios de comunidades do interior, uma academia de musculação (SESI) e uma piscina com aquecimento (AABB). Os envolvidos são usuários do município de Pinhalzinho.
Como os idosos foram selecionados para participar?:
O grupo é livre, podendo participar todos os idosos que tiverem interesse.
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?:
No total foram contemplados aproximadamente 310 idosos nos três últimos anos de experiência.
2016: 130 idosos
2017: 180 idosos
2018: 310 idosos
Ao longo dos três últimos ano de experiência foi aumentada a quantidade de idosos participantes.
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?:
Os principais motivos são: incapacidade física, dificuldade de deslocamento até a atividade, problemas familiares que requer o idoso auxiliando em casa e dificuldade de relacionamento.