Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
- Em domicílio:
partidas de dominó entre Acompahante de Idosos do Programa PAI e os pacientes a fim de estimular a concentração e memorização; jogos interativos para memória enquanto otimização cognitiva; realização de palavras cruzadas e caça-palavras; processo de alfabetização domiciliar como estímulo à autonomia; auxílio em leituras de documentos corriqueiros tais como calendários, receitas e afins;
- na pracinha da região: jogos de dominó em dupla ou trio para potencializar a inclusão social e a interatividade, evitando-se com isso o isolamento. Tal atividade se dava entre os idosos do Programa e a Acompanhante de referência.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
- Criação de vínculo com a pessoa idosa para o início da atividade;
- Alteração de humor de alguns idosos decorrente, especialmente, dos diagnósticos psiquiátricos;
- Sensibilização do idoso que considera tarde demais para aprender a ler e a escrever no momento;
- Ruptura de tabus culturais, como foi o caso de um idoso que enxergava o dominó como um pecado por ser evangélico;
- Conquista da credibilidade para a crença no poder da "superação"
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
- Potencialização do território como palco das relações humanas;
- Efetividade do papel do acompanhante comunitário como transformador do cuidado gerontológico;
- Reiteramos a importância da prevenção para atenuar a capacidade funcional da pessoa idosa no processo da lengevidade.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
Desenvolvimento (ainda que parcial) de autonomia, especialmente para idosos psiquiátricos
Processo de alfabetização em andamento e/ou concluído de alguns idosos envolvidos na proposta
Desenvolvimento de habilidades, tais como: leitura, desenho, escrita, convívio social e afins
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
- Idosos beneficiados: doze;
- Proporção de atendimentos: periodicidade semanal de visitas e atividades realizadas a cada um deles, totatizando em média 12 visitas domiciliares por semana ;
- Redução das taxas de analfabetismo: duas idosas foram alfabetizadas e uma delas encontra-se regularmente matriculada no ensino público estadual (Educação de Jovens e Adultos).
Com que frequência se reúne?:
Quais os pontos positivos da experiência?:
- Inclusão social;
- Reforço de vínculo com a equipe/profissional;
- Elevação de auto-estima do idoso;
- Sentimento de superação relatado por eles;
- Maior capacidade de concentração;
- Estímulo à convivência
- Potencialização de habilidades anteriormente desconhecidas;
Quais as limitações da experiência?:
- Relato do idoso com baixa visão para desenvolver a atividade;
- Recursos financeiros;
- Devido a alguns diagnósticos como sequela de AVC, a coordenação motora se tornou uma limitação, mas que foi superada posteriormente.