No Brasil, existe falta de profissionais geriatras, sendo que atualmente, são em número de 850, o que torna necessária a capacitação dos profissionais para melhorar o atendimento à população idosa. Observou-se que na Secretária de Saúde do Distrito Federal, na Atenção Primária de Saúde, porta de entrada do idoso, na rede, muitos encaminhamentos, para os ambulatórios de geriatria de referência eram realizados sem a real necessidade de acompanhamento pelo geriatra. Observou-se também, que muitos dos profissionais que atendiam o idoso na atenção primária desconheciam a forma mais adequada no manejo em algumas condições de saúde específicas dos idosos. Pelos motivos acima expostos iniciou-se o matriciamento em geriatria no Distrito Federal.
É uma metodologia de trabalho complementar aos sistemas de referência e contra referência. Os geriatras dos ambulatórios de referência da Secretária de Saúde do Distrito Federal reservam um período da sua carga horária, geralmente uma vez por semana para matriciamento presencial, nos Centros de Saúde ou Equipes de Saúde da Família e Núcleos de Atenção Domiciliar, para esclarecer dúvidas e discutir casos sobre o atendimento de saúde do idoso na atenção primária.
Tendo uma equipe da Unidade de Saúde dúvidas sobre a condução adequada ou sobre condições de saúde que acometem os idosos, o médico da equipe solicita a ida do geriatra a sua Unidade. O geriatra reserva um horário, de sua carga semanal para atender essas solicitações e vai até a unidade da equipe. Durante a visita do geriatra ocorre o esclarecimento de dúvidas e a discussão de casos. Assim a pessoa idosa mantém seu vínculo com a sua equipe de referência e o geriatra auxilia na condução do caso.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br