2014
-
Sudeste
Lar do idoso, uma ação intersetorial

A Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida - SESQV e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – SMS-Rio, compreendendo a realidade do envelhecimento populacional e a necessidade em fomentar políticas públicas voltada para esta faixa etária e em consonância com o preconizado na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso, propõe a execução do Projeto Lar do Idoso.Com o desenvolvimento da consciência de grupo, o idoso será capaz de encaminhar mais facilmente suas demandas individuais e coletivas. O bem estar coletivo é traduzido, por exemplo, na decisão de negação ou postergação de um asilamento e na extensão das redes de sociabilidade dentro e fora do espaço de convivência. No plano singular, o avanço pode ser revelado na qualidade de vida do idoso, no resgate de pequenas metas e expectativas, fortalecimento de vínculos, responsáveis por conferir “sentido” à sua existência.

O Projeto foi criado em janeiro de 2012 ,com 4 (quatro) Lares e atualmente são realizadas atividades em 18 (dezoito) Lares, localizados em Clínicas da Família ou espaços cedidos pela SMS-Rio, com meta de atendimento de 90 (noventa) pessoas por Lar.O horário de funcionamento de cada Lar é de 8 (oito) às 17 (dezessete) horas de segunda à sexta-feira. Os profissionais do Lar são: 1 (um) dinamizador e 1 (um) administrativo em tempo integral em cada Lar do Idoso (40 horas semanais), além dos oficineiros, que poderão atuar em mais de um Lar e cuja carga horária não poderá exceder a 16 horas semanais. A realização das oficinas é distribuída de acordo com os espaços e horários disponíveis em cada Clínica, compondo um total de 8 horas semanais. É servido lanche aos usuários no decorrer do período de funcionamento. Além das oficinas são oferecidas atividades livres como palestras, eventos etc. ; O projeto é destinado a idosos (? 60 anos) e pessoas em processo de envelhecimento (? 40 anos) independentes e com capacidade para a realização das atividades propostas.

Atualmente, 1.620 (um mil, seiscentos e vinte) pessoas participam das atividades nos 18 (dezoito) lares. As atividades contribuem para a manutenção da capacidade funcional, para a melhoria na saúde e na qualidade de vida, fortalecendo os vínculos, criando e/ou ampliando as redes sociais de apoio, gerando renda e possibilitando a inserção em espaços de aprendizado, cultura e lazer.

Ficha técnica


Município: 
Rio de Janeiro, RJ

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Município do Rio de Janeiro


Coordenador da experiência: 
Germana Perissé e Flávia Furtado

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(21) 3971-1960

Beneficiados: 
1620 pessoas idosas


Categoria da experiência: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br