TÍTULO COMPLETO: INTERGERACIONALIDADE – NOVA PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO ENTRE GESTANTES E IDOSAS
INTRODUÇÃO
A gravidez na adolescência na faixa etária entre 12 e 19 anos tem sido bem frequente sendo que este número tem crescido ainda mais com o passar dos anos. Muitas jovens veem na gravidez uma maneira de ascensão social, outras a interrupção dos estudos e a baixa escolaridade contribuem e um ponto bem marcante é a desestruturação familiar. E pensando na intergeracionalidade realizar troca de saberes com idosas do Programa Acompanhante de Idosos, considerando a feminização do envelhecimento populacional e a habilidade que estas mulheres têm em estabelecer e manter amizades, podendo ser uma maneira de dar um sentido de identidade positivo e de desenvolver novos papéis.
OBJETIVOS
Sensibilização as gestantes no que diz respeito ao cuidar, amamentar e dar oportunidade de conscientização e práticas quanto ao planejamento familiar.
METAS
- Idosas confeccionares peças de lã para ofertar as gestantes;
- Idosas aprenderam fazer crochê;
- Grupos entre idosas e gestantes;
- Troca de saberes entre gestantes e idosas.
PÚBLICO-ALVO
Idosas que fazem parte do PAI.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
60
DIVULGAÇÃO
Através de grupos educativos.
ATIVIDADES
Nos grupos foram realizadas iniciativa de algumas ACI para ensinar o crochê e tricô, em meio ao aprendizado conversávamos a respeito da troca de saberes que aconteceria em breve, algumas tiveram dificuldades em aprender a fazer, mas insistiram e conseguimos.
EQUIPE
Coordenador do Programa PAI
12 Acompanhantes de Idosos
01 Aux. de enfermagem
01 Enfermeiro
20 gestantes
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Lãs de diversas cores;
- Agulhas de crochê e tricô;
- Sala de Reunião da Unidade.
Materiais obtidos por meio de doações.
RESULTADOS
Realizado o aprendizado manual. Alegria de realização. A felicidade de ver as gestantes receberem os presentes. A riqueza dos detalhes na troca dos saberes entre os envolvidos.