TÍTULO COMPLETO: Influência da prática de atividade física na dor musculoesquelética em Idosos usuários do SUS
INTRODUÇÃO
O grande desafio que a longevidade coloca sobre os profissionais da área da saúde é o de conseguir uma sobrevida cada vez maior, com uma qualidade de vida cada vez melhor. No Brasil, o ritmo de crescimento da população idosa tem sido sistemático e consistente, fazendo com que hoje o grupo de idosos ocupe espaço significativo na sociedade brasileira. Em sua maioria a população idosa se caracteriza por diversas queixas de dores musculoesquelética. A atividade física é um comportamento complexo e multidimensional que pode ser entendido como todo movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético maior do que os níveis basais, contribuindo positivamente sobre diferentes aspectos relacionados com a boa saúde, trazendo benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais.
A dor é uma experiência multifatorial, que envolve aspectos físicos, emocionais e cognitivos, sendo que pode deixar de ser somente um sintoma de um problema físico, para se tornar a própria doença como fatores que aumentam a percepção à dor, com tantos aspectos individuais envolvidos. Ela é uma experiência que apresenta muita variabilidade, e coloca não somente o nosso corpo à prova, mas também o equilíbrio psicológico de cada um. A prática da atividade física representa uma melhoria nos problemas de saúde, reduzindo as dores corporais, a depressão, além de proporcionar bem-estar físico e mental. Além da atividade física ser um fator importante na qualidade de vida das pessoas, há evidências de que a população que mais se beneficia com esta prática é a população de idosos.
OBJETIVOS
Diminuição dos níveis de dor musculoesquelética.
METAS
- Diminuição de dores;
- Qualidade de vida;
- Promoção da Saúde;
- Promoção de Atividade física.
PÚBLICO-ALVO
Fizeram parte desse estudo 60 idosas (sexo feminino), com idade igual ou acima de 65 anos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
50
DIVULGAÇÃO
Nas Unidades Básicas de Saúde através de cartazes e indicações dos profissionais atuantes.
ATIVIDADES
As aulas consistiam em exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e exercícios de relaxamento. Adotando como base aulas de exercícios funcionais.
EQUIPE
01 Profissional de Educação Física
01 Médico
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Foi utilizado a praça central e o ginásio municipal para as atividades.
RESULTADOS
Diminuição de dores musculoesquelética; melhora na Qualidade de vida; promoção da Saúde; promoção de Atividade física.