Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
O encontro possui duração de uma hora e trinta minutos, realizado uma vez por semana.No inicio do encontro é retomado as condições atuais dos pacientes, se houve algum episódio de engasgo, algum outro sintoma ou intercorrência, segue com uma conversa sobre questões nutricionais, abordando temas diferentes a cada encontro, como preferências alimentares, formas de preparo, conservação, troca de receitas e recomendações de como melhorar nutricionalmente as formas de preparo,entre outros, a comensalidade (local onde a refeição é realizada, postura ao comer, socialização, distrações), e posteriormente com séries de exercícios miofuncionais isotônicos e isométricos realizados em grupo, permitindo a troca de dificuldades e saberes entre os pacientes e entre profissionais e pacientes. Um encontro a cada dois meses destina-se a uma confraternização do grupo, proporcionando o prazer em comer, reavaliação e os benefícios do convívio social.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
Adesão ao grupo, bem como melhora na execução dos exercícios, dinâmicas de mastigação e deglutição, relatos de maior convívio e interação social nas refeições e ainda melhor qualidade nutricional.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
Melhora da disfagia e aumento da autonomia ao comer
Aumento da propriocepção do sistema estomatognático e suas funções
Melhoria e/ou resgate do prazer em comer e do convívio social
Aumento do repertório sobre o conhecimento embasado cientificamente em nutrição e alimentação
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
32,4% dos pacientes com disfagia foram beneficiados pelo espaço grupal.
Com que frequência se reúne?:
Semanalmente às sextas-feiras pela manhã, exceto em feriados, com duração de uma hora e trinta minutos.
Quais os pontos positivos da experiência?:
O benefício trazido para os pacientes, assim como o fortalecimento do atendimento interdisciplinar e a interação entre as especialidades de fonoaudiologia e nutrição, que se complementam em saberes.
Quais as limitações da experiência?:
Dificuldade de acesso e de horário.
No âmbito da RASPI, uma das limitações é o número reduzido de fonoaudiólogos e nutricionistsa na rede, que possam dar seguimento nesta experiência.